Aborto como Direito Sexual e Reprodutivo: olhares interdisciplinares

07/07/2022 19:23

No dia 12 e 13 de julho, ocorrerá o evento “Aborto como direito sexual e reprodutivo: olhares interdisciplinares” às 18h30min. Será realizado no Auditório do Fórum do Norte da Ilha (Trindade), ao lado do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, no primeiro dia e no Auditório da Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFSC no segundo dia.

O evento contará com diverses profissionais de diferentes áreas (Saúde, Direito, Educação, entre outras) que debaterão acerca do tema “aborto”, ressaltando que é parte do direito sexual e reprodutivo. Tal tema, sempre possuiu uma grande importância, mas, no atual momento, a necessidade da discussão torna-se ainda mais latente com os recentes acontecimentos,  como o regresso nos Estados Unidos com o novo entendimento da Corte Suprema do país sobre o caso “Roe vs Wade”, a invasão à um hospital em Pernambuco em 2020 por conservadores a fim de impedir um aborto e, principalmente, a Juíza de Santa Catarina que manteve uma criança em um abrigo e proferiu frases cruéis para essa menor de idade para que ela também não realizasse o aborto.

O evento é impulsionado e organizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), grupo de pesquisa Poder, Grupo de pesquisa Afrodite,  Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH), Instituto de Estudos de Gênero (IEG), Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), todos da Universidade Federal de Santa Catarina. Ainda apoiam o evento o grupo de pesquisa Dispolítica: direito, subjetividades e política, Grupo de Criminologia Crítica Vera Andrade da UFSC, e Grupo Práxis, sub-seção Florianópolis.

A fim de receber um certificado, basta se inscrever aqui!

Mais informações, como quem participará e quais serão as mesas, podem ser encontradas nas redes sociais do Lastro e no cartaz a seguir!

 

Confira os Livros da Editora Em Debate que serão lançados na II Jornada Resist

18/05/2022 15:45

II Jornada RESIST – Estudos Sobre Trabalho (UFSC) 

Lançamento dos livros: 24 de maio de 2022 às 18h. 

Título: O Capital Financeiro no Ensino Superior Brasileiro (1990-2018)

Autor: Allan Kenji Seki

 

Título: Conhecer, Pensar, Viver… A Filosofia na Sala de Aula

Autores: Antônio José Lopes Alves e Sabina Maura Silva

 

Título: Formação Política e Projeto Histórico de Classe: A Trajetória do 13 de Maio NEP

Autora: Cyntia de Oliveira e Silva

 

Título: Classe e Sexo: Crítica da Ordem Patriarcal de Gênero de Heleieth Saffioti

Autora: Joana das Neves Calado

 

Título: A Teoria do Fetichismo em Karl Marx e a Educação

Autora: Juliane Zacharias Bueno

 

Título: Trabalho, Experiência de Classes e Reestruturação Produtiva na Indústria de Conserva de Pelotas

Autora: Laura Senna Ferreira

 

Título: A Produção da Arte na Forma Social do Capital

Autora: Marília Carbonari

 

Título: Políticas de Memória no Brasil e na Argentina: Lembranças do Nunca Mais

Autora: Rachel Tomás dos Santos Abrão

 

Contaremos com a presença de algumas das autoras dos livros no Evento.

Mais informações:

https://resist.ufsc.br/

II Jornada Científica RESIST: Estudos do Trabalho na UFSC – 24, 25 e 26/05 👩🏽‍🏭🛠️👨🏼‍🌾

15/04/2022 00:08

 

Prazo para envio de propostas prorrogado para: 24/04

Entre 24 e 26 de maio de 2022, mês das/os trabalhadoras/es, realizaremos a II Jornada Científica da Rede de Estudos Interdisciplinares sobre Trabalho da UFSC. Com o evento, queremos dar continuidade ao processo de articulação e diálogo entre todos/as/es que pesquisam o mundo do trabalho nos diferentes departamentos da nossa universidade.

A programação do evento inclui palestras e também apresentações de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFSC. Se você é docente ou estudante da UFSC e tem alguma pesquisa concluída ou em andamento sobre o tema do trabalho, não deixe de enviar sua proposta até o dia 24/04. Ao submeter a proposta você deve indicar em qual dos seguintes GTs a pesquisa melhor se enquadra:

-Condições de trabalho e seus impactos sobre a saúde
-Trabalho e desigualdades de gênero e raça
-Trabalho e cinema
-Reconfigurações do trabalho: antigas e novas precariedades
-Trabalho, proteção de direitos e ação coletiva
-Trabalho e educação

📥 O formulário para o envio de propostas e outros detalhes sobre o evento você encontra no site da RESIST: Clique Aqui

A programação da II Jornada é articulada ao Congresso do Sinjusc. Esta entidade, que representa trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina, é parceira da RESIST e impulsiona a construção de uma rede sindical na região.

Inscrições para apresentações na II Jornada Científica – RESIST

08/04/2022 14:16

Entre 24 e 26 de maio de 2022, mês das e dos trabalhadores, será realizada a II Jornada Científica RESIST: Estudos do Trabalho na UFSC. O evento contará com palestras e acolherá propostas de trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da UFSC (professores/as e estudantes) para apresentação em Grupos de Trabalho (GTs). A Jornada é promovida pela Rede de Estudos Interdisciplinares sobre Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (RESIST-UFSC), que pretende, no evento, consolidar um processo de ampliação desta rede na universidade. A programação do evento é articulada à do Congresso do Sinjusc – sindicato parceiro da RESIST desde a 1a edição do evento. Esta entidade representa trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina e impulsiona, na região, a construção de uma rede sindical.

A primeira edição da Jornada ocorreu em agosto de 2021. O objetivo era estabelecer um vínculo entre os diversos pesquisadores dos temas ligados aos “mundos do trabalho” na UFSC, inicialmente reunindo pesquisadores ligados ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A jornada foi muito bem recebida e o encontro se desdobrou na criação oficial da RESIST-UFSC, cujo objetivo é articular, fortalecer e ampliar os vínculos entre os pesquisadores/as sobre trabalho e a vida sindical.

De agosto de 2021 até o presente, a situação política, social e econômica do país se agravou consideravelmente. Crise e desorganização ainda maior do sistema econômico mundial, com empresas fechadas, piora nas contas públicas, desemprego em nível assustador. No Brasil, 660 mil mortes, 12,1 milhões de desempregados, dos quais 30%, há mais de dois anos. As incertezas, a insegurança, e a precariedade atingem cada vez mais gente. Não há dúvida que a pandemia e suas consequências foram agravadas pelo negacionismo oficial. Mas os problemas no mundo do trabalho vêm de longa data. Uma série de transformações interligadas: privatizações de empresas estatais, desregulamentação dos mercados de trabalho e das leis de proteção ao trabalhador, globalização dos capitais e das mercadorias circulando em velocidade cada vez maior e sem barreiras. Incrementado pelas novas tecnologias da automatização e da robótica, o desemprego aumentou em todos os países e em todos os setores; a desindustrialização de tradicionais áreas fabris e a consequente industrialização de outras, em geral em países onde a mão-de-obra é muito barata, se tornaram a regra de ouro do novo sistema de acumulação. Sem emprego, sem redes de proteção, sem serviços de saúde, sem construção de novas moradias a preços acessíveis, passa a vigorar, em todos os setores da vida humana, a lógica mais selvagem do “salve-se quem puder”, entendido aqui como: aquele que tiver mais dinheiro. A quem não o possui, parece restar recorrer a “empregos sem direitos” – expresso pelo significativo crescimento do número de trabalhadores informais e por conta própria nos anos recentes. Enquanto isso, os sindicatos têm sido atacados e ainda mais fragilizados, os partidos políticos e a política, como atividade humana, perdem força, sendo continuamente desqualificados e as estratégias coletivas e solidárias de apoio e sobrevivência mútua recuam. Paradoxalmente, é possível dizer que os sindicatos nunca foram tão importantes nesse último século quanto são agora.

Levando em consideração este contexto desafiador e, ao mesmo tempo, a importância da divulgação e debate sobre as pesquisas que a comunidade acadêmica da UFSC venha desenvolvendo sobre o tema trabalho desde antes do presente contexto de crises entrecruzadas, abrimos inscrições para acolher propostas de trabalho para a II Jornada RESIST,  a se realizar entre os dias 24, 25 e 26 de maio.

Critérios para envio de propostas: 

  • Ser docente ou estudante da UFSC (ou recém egresso/a/e), com pesquisa em andamento ou concluída sobre o tema trabalho;  

Orientações para as propostas: 

  • Envio de resumo de até 600 caracteres sobre a pesquisa, contendo objetivos, metodologia, referencial teórico e resultados (parciais ou finais) encontrados. 
  • Identificação do/a proponente, contendo nome completo, e-mail, vínculo com a UFSC (curso/laboratório ou núcleo/departamento).
  • Identificar em qual dos seguintes temas deseja inscrever a proposta: 
  1. Condições de trabalho e seus impactos sobre a saúde;
  2. Trabalho e desigualdades de gênero e raça;
  3. Trabalho e cinema;
  4. Reconfigurações do trabalho: antigas e novas precariedades;
  5. Trabalho, proteção de direitos e ação coletiva;
  6. Trabalho e educação.

Envio de propostas (até 24/04): 

Clique aqui para acessar o formulário de envio de propostas.

Formato para os GTs: 

  • Apresentação de pesquisas com previsão de até cinco pessoas cada GT, falas de 20 min. (total de 15 apresentações em 3 GTs, dois no período noturno e um no vespertino); 
  • Priorização, na seleção de propostas, de interessados/as que não tenham realizado apresentações em 2021.

Programação: 

Período\Data 24/05 25/05 26/05
Tarde  14 às 16h 

Abertura – mesa com integrantes da RESIST  e convidados/as/es 

Local: a confirmar

14 às 16h 

Mesa com convidados/as/es a confirmar
. Maria Aparecida Bridi

. José Luiz Souto Maior. 
Local: a confirmar

14 às 17h

GTs – apresentação

Local: a confirmar

Noite 18h30 às 21h30

GTs – apresentação

Local: a confirmar

18h30 às 21h30

GTs – apresentação

Local: a confirmar 

18h00 às 22h00

Encerramento da II Jornada / Abertura Congresso Sinjusc
. Palestra
. Elisa Lucinda (artista confirmada)
Local: Auditório Garapuvu

Seminário sobre Trabalho (re)produtivo e gênero com Helena Hirata e coordenadora do Lastro ocorrerá nesta sexta

18/11/2021 17:29

No dia 19/11, sexta-feira, a coordenadora do Lastro-UFSC, prof. Thaís Lapa, comporá junto à socióloga do trabalho e do gênero Helena Hirata (CNRS/GTM-CRESPPA-Fr e USP-Br) a mesa “Trabalho (re)produtivo e gênero: questões teóricas e metodológicas”. A mediação será feita por Liliane Bordignon (Unitau) e os comentários por Fabiana Grecco (Unicamp).

Helena Hirata realizará exposição sobre “O debate sobre a reprodução social, trabalho produtivo e reprodutivo de cuidado”, enquanto Thaís Lapa abordará o tema “A particularidade da exploração do trabalho feminino”.

O evento, apoiado pelo Lastro, é parte dos seminários de encerramento de um acordo internacional Capes Cofecub firmado entre Unicamp e a equipe Genre, Travail, Mobilités do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, que integra o Centre National de Recherche Scientifique (GTM-CRESPPA/CNRS), do qual todas as componentes da mesa fizeram parte.

A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da Faculdade de Educação da Unicamp, acesse aqui.

Quer saber mais sobre a socióloga do trabalho Helena Hirata? Acesse a bionota sobre ela escrita por Thaís Lapa, publicada pela Sociedade Brasileira de Sociologia.

Lastro abre inscrições para Oficinas de Sociologia do Trabalho

07/11/2021 21:32

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Sociologia do Trabalho. Os encontros, sempre às 16h30 das sextas feiras, ocorrerão em 4 datas: 12/11, 26/11, 03/12 e 17/12 de 2021. Tais oficinas serão espaços destinados à apresentação, por pesquisadoras/es do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO-UFSC), de conhecimentos, métodos e técnicas úteis para a realização de pesquisas na temática trabalho, a partir das experiências de suas próprias pesquisas.

Trata-se de atividade de extensão oferecida pelo laboratório, que poderá ser validada para a disciplina Prática de Pesquisa para estudantes do curso de Ciências Sociais da UFSC. É também uma atividade aberta a demais estudantes de graduação e pós graduação da UFSC, bem como à comunidade interessada em conhecer/debater sobre “ferramentas” para pesquisar o tema trabalho. As inscrições vão até 11/11, em: https://forms.gle/Guoj85mrJbKKG2T99

A programação detalhada e outras informações podem ser conferidas aqui.

Conheça a programação da Jornada Científica de Pesquisas sobre Trabalho da UFSC

19/08/2021 17:46

No dia 27/08, das 14h às 18h, ocorrerá a Jornada Científica de Pesquisas sobre Trabalho da UFSC. O evento, promovido pela Rede de Pesquisadores/as Sobre Trabalho do CFH-UFSC, visa promover diálogos interdisciplinares entre os diversos campos das ciências humanas que estudam o trabalho e consolidar a Rede de Pesquisadores que vêm se dedicando à investigação desta temática. A atividade contemplará apresentações das trajetórias de pesquisa de professores/as ligados a laboratórios de pesquisa dos departamentos de História, Sociologia e Ciência Política, Antropologia e Psicologia da UFSC. Ao final, haverá uma reunião da Rede de Pesquisadores sobre Trabalho da UFSC, impulsionada por pesquisadores/as do CFH. O evento, que ocorrerá de modo remoto, é gratuito e aberto a professores e estudantes da UFSC e demais interessados/as da comunidade. Não é necessário fazer inscrição.

Veja aqui a programação completa.

“Pandemia e precarização do trabalho” é tema de debate nesta terça às 19h

03/08/2021 12:38

A decisão da justiça do Reino Unido que reconheceu vínculos trabalhistas entre motoristas e um serviço de aplicativos será objeto do debate “Pandemia e precarização do trabalho”, hoje (03/08), às 19h, no canal do YoutTube do Fazendo Escola e no facebook do Lastro. A discussão reunirá a pesquisadora do Cesit/Unicamp Ludmila Abílio e o arqueólogo Rossano Bastos, assessor do Sinjusc.

O painel terá um ato de apoio à libertação do ativista Paulo Galo, preso desde semana passada pelo ato político contra a estátua de Borba Gato. Galo, que é liderança do grupo Entregadores Antifascistas, havia confirmado presença no debate antes de ser preso.

A atividade é parte do ciclo de seminários O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas, copromovido pelo Lastro e pela Fazendo Escola, com apoio de organizações sindicais. Participe!

Jornada científica de pesquisas sobre trabalho prorroga recebimento de resumos até 5/8

26/07/2021 15:17

Um grupo de pesquisadores.as dos mundos do trabalho no Centro de Filosofia e Ciências Humanas promoverá em 27 de agosto uma jornada científica para reunir professores-pesquisadores/as com projetos sobre o tema na UFSC. O objetivo é avançar na consolidação de uma rede de pesquisa sobre o trabalho na universidade, para desenvolver projetos em conjunto e promover conexões com a rede de organizações de trabalhadores em Santa Catarina. O projeto é liderado por Thaís Lapa (departamento de Sociologia e Ciência Política/LASTRO), Suzana Tolfo (Psicologia), Glaucia Fraccaro e Adriano Duarte (História), com apoio da direção do CFH. Inscrições prorrogadas até às 13h do dia 5/08 (quinta-feira) pelo email  (detalhes na chamada abaixo).

Prazo para submissões prorrogado – Chamada para Jornada Científica – Estudos do Trabalho na UFSC

 

LASTRO lançará ciclo de seminários sobre o futuro do trabalho na América Latina em maio

09/05/2021 17:15

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19. A Universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro. Através do princípio constitucional de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, o ciclo de seminários “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”  objetiva promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

O Ciclo de Seminários é realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola), vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC). Conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (SINTRAJUSC) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS).

Conferência de Lançamento, no dia 21 maio de 2021, às 19h, assim como os seminários, previstos para outubro e novembro de 2021, irão ocorrer de maneira virtual, com a transmissão audiovisual pelo canal do Youtube “Fazendo Escola” e de facebook do Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC, com acesso público e gratuito por tempo indeterminado.

Informações sobre o evento podem ser acompanhadas em: https://futurodotrabalho.paginas.ufsc.br/

 

Tags: América LatinaFazendo EscolaLASTRO-UFSCsindicalismosociologia do trabalho
  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2