Revista EM DEBATE divulga chamada de trabalhos para o número 11

02/04/2015 13:10

A revista em EM DEBATE torna pública a chamada de trabalhos para o número 11. A publicação é prevista para o mês de agosto de 2015. Solicita-se especial atenção às normas a seguir. Trabalhos em desacordo com as normas serão devolvidos aos autores.

CHAMADA PARA AUTORES
DOSSIÊ: LUTAS SOCIAIS E PENSAMENTO ANARQUISTA

O Comitê Editorial da Revista Eletrônica EM DEBATE, do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC-BRASIL), torna público que no período de 27 de março a 30 de junho de 2015 receberá artigos científicos para publicação em seu número 11.

O presente dossiê tem por objetivo reunir trabalhos de autores com pesquisas relacionadas aos sucessivos levantes populares, insurgências e protestos violentos observados nessa segunda década do século XXI que questionam as formas organizativas de partidos, sindicatos e movimentos sociais e a sua relação com o Estado. Em um contexto de crise internacional, tais movimentações proporcionaram um renovado interesse pelo anarquismo, tanto no campo teórico como no campo político. No Brasil, as manifestações de Junho de 2013 são exemplos de tais protestos, notadamente caracterizadas pelo retorno à tática Black Bloc por parte da militância anarquista.

Tomando por marcos referenciais o aniversário de 150 anos de fundação da  AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) e o bicentenário de nascimento do anarquista proletário Mikhail Bakunin, torna-se atual recolher e difundir conhecimentos produzidos que estabeleçam relações entre crise mundial, anarquismo e as insurgências que acontecem na América Latina e no mundo, além de problematizar as transformações na estrutura de classes do capitalismo. Com essa orientação analítica e acadêmico-científica, o Comitê Editorial da Revista Eletrônica EM DEBATE convida pesquisadores a submeterem seus trabalhos que contemplem o tema das lutas sociais e as transformações do capitalismo contemporâneo em diálogo com a teoria anarquista. Serão admitidos trabalhos de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Além do dossiê, a revista aceita, em fluxo contínuo, trabalhos relacionados às suas 10 áreas temáticas nas modalidades “artigos”, “resenhas”, “traduções” e “entrevistas”.

1) Mundialização e blocos regionais (ex.: Mercosul, União Europeia);
2) Juventude, cultura e contestação política;
3) Trabalho, urbanização, ontologia e história social;
4) Processo de trabalho, tempo digital, tempo livre;
5) Movimento sindical e movimentos autonomistas;
6) Capitalismo, técnica e reestruturação produtiva, emprego e desemprego, crise;
7) Memória histórica, ditaduras e direitos humanos;
8) Ensino de Sociologia;
9) Ensino superior e universidade pública;
10) Pensamento e Teoria Social.

Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, em língua portuguesa ou espanhola.

As diretrizes completas para autores estão disponíveis em:

Dúvidas podem ser sanadas pelo correio eletrônico: luhmanika@gmail.com

Os Editores.
________________