Especialização e Curso Internacional: EPISTEMOLOGIAS DO SUL

23/08/2016 18:45

As Epistemologias do Sul surgem para colocar em discussão a centralidade hegemônica do projeto moderno de matriz eurocêntrica e apostar na aplicação de uma perspectiva radical que promova o desenvolvimento social, político e institucional.

A partir do diálogo Sul-Sul, procura-se registar e interpretar as sobrevivências coloniais, capitalistas e patriarcais nas nossas sociedades. O Sul Global, com toda sua diversidade, apresenta-se hoje como um amplo campo de inovação econômica, social, cultural e política de crescente diversidade, no qual os diálogos entre saberes traduzem as condições da pluriversalidade.

Este espaço de formação visa estabelecer o diálogo do conhecimento e da experiência produzida no Sul, para contribuir ao compartilhamento e discussão de alternativas emancipatórias da atual crise neoliberal. O curso irá focar-se no estudo e análise das lutas concretas e impactos institucionais em diferentes contextos.

Coordenação General

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS | Universidade de Coimbra, Portugal

Coordenação Acadêmica

MARÍA PAULA MENESES |Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique e Universidade de Coimbra, Portugal

KARINA BIDASECA |Universidade Nacional de São Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina

Equipe docente

Ángeles Castaño Madroñal (Universidade de Sevilla, Espanha) | Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra, Portugal) | Bruno Sena Martins (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal) | Eurídice Monteiro (Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde) | Giovanna Micarelli (Universidade Javeriana, Colômbia) | Jacques Bertrand Mengue Moli (Universidade de Yaounde I, Camerún) | Jason Fernandez (Universidade Goa, Índia) | Juan Carlos Gimeno Martín (Universidade Autônoma de Madrid, Espanha) | Karina Bidaseca (Universidade Nacional de São Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina) | María Paula Meneses (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique e Universidade de Coimbra, Portugal) | Mario Rufer< /strong> (Universidade Autônoma Metropolitana, México) | Marta Sierra (Kenyon College, Estados Unidos) | Nilma Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) | Roberto Khatlab (Universidade Holy Spirit- Kaslik, Líbano) | Rocio Medina Martin (Universidade Pablo de Olavide, Espanha) | Rosalva Aída Hernández (Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social, México) | Sara Araujo (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal) | Saúl Hernández (Universidade Andina Simón Bolívar, Ecuador) | Teresa Cruz e Silva (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique) | Teresa Cunha (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal) | Valeria Añon (Universidade de Buenos Aires, Argentina) | Walter Mignolo (Duke University, Estados Unidos)

Formação virtual:
Inscrição: 5 de agosto ao 15 de setembro

Começo: 01 de outubro

Mais informações:
www.clacso.org/sur-sur/especializacion_y_curso_internacional.php?s=7&idioma=por

A acreditação e certificação da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pelo Centro de Estudos Sociais – CES Portugal e pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

…………………………………….

Apoio: ASDI | Agencia Sueca de Desarrollo Internacional