Projetos


Projetos em Desenvolvimento

Trabalhamos, logo existimos: saberes da universidade e sindicatos sobre trabalho.
Profª. Drª. Thais Lapa | Camila de Souza Betoni | Carla Fernanda Zanata Soares | Leonardo da Rosa Borba | Renata Silveira da Cunha

Este projeto visa promover ações formativas sobre o tema trabalho construídas a partir de uma parceria entre a Rede de Estudos Interdisciplinares do Trabalho da UFSC, impulsionada pelo Lastro, e uma Rede Sindical em processo de constituição, impulsionada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo Fazendo Escola. Tais acões, construídas “inter-redes” serão focadas em aprimoramento de ferramentas de comunicação para divulgação científica e na formação de estudantes, trabalhadores e sindicalistas em temas relacionados ao mundo do trabalho, sob perspectiva interdisciplinar.


Embaixadoras e Embaixadores das ações afirmativas da UFSC
Prof. Dr. Eduardo Vilar Bonaldi | Bruno Willian Moreno da Silva | Emanuela da Silva de Lima | Sthefany Yasmim Bantim de Lima | Thaline Cristina de Freitas de Souza

O projeto fundamenta-se nos resultados e conclusões de estudos, no campo da Sociologia da Educação, que evidenciam como condições materiais e culturais caracterizam desigualdades de conhecimento e de acesso às instituições de ensino superior (IES) públicas no país. Tal literatura põe em evidência o baixo conhecimento de jovens de meios populares sobre as carreiras ofertadas, os processos seletivos, as possibilidades e recursos de estudo/preparação para esses processos ou, eventualmente, o conhecimento esparso sobre a possibilidade de inscrição nos vestibulares de IES públicas por meio das ações afirmativas.

Nesse contexto, o projeto busca, portanto, disseminar conhecimentos e informações sobre A-) diferentes carreiras ofertadas pela UFSC, B-) natureza e características dos processos seletivos da Universidade, C-) recursos e possibilidades de estudo/preparação para esses processos e, igualmente, D-) difundir informações acerca das possibilidades de inscrição nos vestibulares da UFSC por meio das AAs para egressos da escola pública, definidas por critérios de renda e de autoidentificação de cor/raça.


Biblioteca Digital do CFH

O objetivo deste projeto é a coordenação de uma Biblioteca Digital do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (Cursos, Laboratórios, Núcleos de Pesquisas, Programas de Pós-Graduação, etc.), desenvolvendo uma articulação como promotores e implementadores do processo de constituição e desenvolvimento, junto aos diversos setores e departamentos do CFH. Acesse nossa página aqui


Projetos Passados

Memória política de Santa Catarina (2013): Coordenado pelo Prof. Dr. Jacques Mick, Objetiva produzir e disponibilizar a professores e estudantes de nível médio material didático de qualidade para o ensino da história política de Santa Catarina, em ambiente virtual de aprendizagem a ser lançado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014. Acesse aqui o projeto.

Memorial dos Direitos Humanos (MDH): tem como objetivo ser um centro de referência teórico-sociológico no tratamento das informações e documentos relacionados principalmente ao período do regime ditatorial militar-civil de 1964-1985. Consideram-se entre outras as conexões sociológicas e históricas com outros períodos passados e presentes. Sob a perspectiva das diferentes abordagens das Ciências Sociais, seu objeto é delimitado tomando como centro das atenções os acontecimentos delineados nos campos político, sócio-cultural, trabalhista, educacional e estudantil. A memória viva e material a ser resgatada, organizada e disponibilizada, possibilitará a realização deste objetivo geral também como uma iniciativa – institucionalmente constituída – voltada à informação e à formação. Acesse aqui o projeto

GEPENSAHO grupo “Mundos do trabalho: pensamento político-social heterodoxo” congrega pesquisadores, pesquisadores independentes e estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa na área de pensamento político e social, voltados à produção de estudos monográficos sobre autores que vincularam indissoluvelmente teoria e prática política, e expressaram teoricamente processos históricos de transformações sociais e políticas, no Brasil e em outros países, com impactos sobre o mundo do trabalho. Acesse aqui o projeto.

Anotações Urbanas – trabalhadores, trabalhadoras e a cidade : Projeto que objetiva compreender o lugar do trabalho nas cidades a partir da evolução histórica dos processos de urbanização como esferas de consumo e produção e o acesso aos bens públicos e equipamentos urbanos como direitos sociais conflituosos, objeto de movimentos coletivos de grupos de status e classes sociais. Acesse aqui o projeto.

Exposição:  Direito à Memória e à Verdade – A Ditadura no Brasil, 1964-1985: Trata-se de uma exposição itinerante com objetivo de circular em ambientes públicos, escolas, instituições e outros órgãos interessados. Sendo que cada exposição terá um projeto específico de extensão, dado que se refere a públicos diferentes com atividades complementares variadas, tais como: palestras, exibição de filmes, mesas redondas, dentre outras. Acesse aqui o projeto.