[:pb]Proposta – LEFIS[:en]Proposta do Projeto[:]

[:pb]LEFIS – Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia

 

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Ponte de Sousa (ponte@cfh.ufsc.br)

1. Justificativa

Frente aos aspectos destrutivos, ambientais e sociais, que parecem marcar várias dimensões das relações societárias no sistema mundo, tanto em países centrais como em países periféricos a procura pela Filosofia e pela Sociologia é uma tendência crescente; é como se as pessoas buscassem orientação para fazer ou refazer laços sociais com significações mais humanitárias, justas e participativas. A busca de outros constituintes, subjetivos e societais, permeia a educação e as definições de práticas profissionais.

O Brasil e o Estado de Santa Catarina, com suas constituições históricas próprias, não estão fora desse reconhecimento. Talvez até mais acentuadamente, porque a democracia, cujas instituições têm sua representação social abalada pela violência e pela desigualdade distributiva, ainda é uma aprendizagem.

É exatamente neste ponto – aprendizagem – que a responsabilidade das gestões públicas com políticas educacionais que valorizem as humanidades, sem prejuízo das artes aplicadas, torna-se um fator mobilizador e ativo na formação de uma outra perspectiva cultural (filosófico, sociológico, político e profissional).

Em Santa Catarina, a decisão recente de obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia no ensino médio é a oportunidade para essa vontade educacional, se melhor definida e ampliada a presença destas disciplinas e, por outro lado, se melhor qualificada sua intervenção.  Isso poderá se realizar com programas permanentes de capacitação dos professores, numa inter-relação com a participação criativa dos mesmos e melhoria das condições objetivas de trabalho.

Assim, a proposta aqui apresentada, caminha na direção de uma perspectiva nova, construída em conjunto com os professores que estão na prática do ensino dessas disciplinas na Rede Estadual de Ensino, com a UFSC e a Secretaria Estadual da Educação, como uma política sustentável que considere o conjunto de pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Além da UFSC, durante o processo de consolidação do Laboratório, a UDESC, bem como outras universidades do Estado que possuem cursos de graduação em ciências humanas deverão ser envolvidas.

A materialização da proposta é a criação do LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA (LEFIS).

Mais do que um espaço físico é um espaço relacional para professores da universidade e do ensino médio, bem como alunos, em atividades de ensino, de formação, de promoção de eventos e elaboração pedagógica e didática. É um ponto de apoio, de referência interdisciplinar, que poderá ter âmbito de ação estadual a partir de Florianópolis. Dessa forma, servindo de base para uma mobilização pela valorização das humanidades. Vislumbrando-se um futuro promissor, o LEFIS tem a perspectiva de se ampliar congregando outras disciplinas das ciências humanas, tais como: geografia, história, psicologia, antropologia, etc.

A sua potencialidade, enquanto um projeto piloto de Laboratório de Ensino, permitirá, também, que num futuro próximo, através de convênios com outras instituições, inclusive com o Governo Federal – uma prioridade estabelecida no convênio RMAV (Rede Metropolitana de Alta Velocidade), popularmente mais conhecida como Internet 2 -, o aumento da velocidade da rede de internet que viabilize, em tempo real, o acesso de vídeos que podem ser armazenados na Biblioteca Digital e disponibilizado em rede nas salas de aulas de todas as escolas do Estado.

Ressaltamos aqui, que a idéia desse Laboratório surgiu nas discussões e encaminhamentos tirados no I Seminário Regional de Sociologia no Ensino Médio que contou com a participação de oitenta e seis professores da Grande Florianópolis e ocorreu no dia 06 de dezembro de 2003, numa promoção e realização do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) – CFH/UFSC.

  1. 2. Objetivo Geral

 

Melhorar a capacitação docente e a qualidade de ensino na rede de ensino médio de Santa Catarina, através da criação do LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, com sede em estabelecimento do Estado, contando com acervo próprio, equipamentos, professores do ensino médio e professores e técnicos administrativos da UFSC, instituído por convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação e a UFSC.

  1. 3. Objetivos Específicos

 

a)    Promoção de atividades formativas como cursos de especialização e de atualização;

b)   Eventos: envolvendo alunos da rede estadual em seminários, oficinas e exposições;

c)    Pesquisas: participação de professores do ensino médio em projetos de pesquisa pertinentes às suas atividades;

d)   Coletivo de autores: publicação de livros, como Cadernos de Sociologia e de Filosofia, com autoria de professores da rede estadual, com elaboração dirigida ao ensino médio;

e)    Constituição de um acervo bibliográfico para uso dos professores e alunos da rede estadual e alunos e professores de licenciatura em filosofia e sociologia.

f)    Constituição de uma Biblioteca Digital, em rede eletrônica de alta velocidade, para atendimento às escolas em todo o estado de Santa Catarina.

  1. 4. Metodologia

 

a) O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia possui uma sede física, com acervo e equipamentos em estabelecimento do estado de Santa Catarina, mas com atividades descentralizadas, propiciada em parte pelas atividades desenvolvidas em rede eletrônica, como a disponibilização do acervo (Biblioteca Digital) e através de eventos ou oficinas que poderão ser desenvolvidos em outras regiões do estado.

Os seminários e cursos deverão ser planejados prevendo carga horária necessária e compatível com a carreira e atividades docentes do ensino médio.

b) Computar a carga horária, como capacitação e como ensino, conforme o tipo de atividade, que envolverá os professores (as) liberados (as) para participação nas atividades, em programação semestral e anual.

c)  A coordenação do Laboratório de ensino é de responsabilidade de representantes paritários, do ensino médio e da UFSC, constituído em um Colegiado.

d) Para as atividades mais permanentes do Laboratório, deverá ser lotado um professor de Sociologia em rodízio com um de Filosofia, bem como dos alunos (UFSC) bolsistas (1 de Filosofia e 1 de Sociologia). Estas atividades, entre outras são: receber professores e alunos, cuidar de acervo bibliográfico, e da biblioteca digital, apoiar as demais atividades desenvolvidas pelo Laboratório.

e)  Para criação e implantação do Laboratório foi firmado um convênio entre a Secretaria de Educação e a UFSC, tendo como responsáveis pela execução, por parte da Secretaria a gerência de ensino médio, por parte da UFSC os departamentos de Filosofia e Sociologia e Ciências Políticas, através do Laboratório do Sociologia do Trabalho (LASTRO), até o envolvimento de outro laboratório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

5.  Público Alvo

Professores de Filosofia e Sociologia do Ensino Fundamental e Médio nas atividades formativas, alunos do ensino fundamental e médio nos eventos seminários e oficinas, e alunos de licenciaturas em Filosofia e Sociologia das Universidades.[:en]LEFIS – Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Ponte de Sousa (ponte@cfh.ufsc.br)

1. Justificativa

Frente aos aspectos destrutivos, ambientais e sociais, que parecem marcar várias dimensões das relações societárias no sistema mundo, tanto em países centrais como em países periféricos a procura pela Filosofia e pela Sociologia é uma tendência crescente; é como se as pessoas buscassem orientação para fazer ou refazer laços sociais com significações mais humanitárias, justas e participativas. A busca de outros constituintes, subjetivos e societais, permeia a educação e as definições de práticas profissionais.

O Brasil e o Estado de Santa Catarina, com suas constituições históricas próprias, não estão fora desse reconhecimento. Talvez até mais acentuadamente, porque a democracia, cujas instituições têm sua representação social abalada pela violência e pela desigualdade distributiva, ainda é uma aprendizagem.

É exatamente neste ponto – aprendizagem – que a responsabilidade das gestões públicas com políticas educacionais que valorizem as humanidades, sem prejuízo das artes aplicadas, torna-se um fator mobilizador e ativo na formação de uma outra perspectiva cultural (filosófico, sociológico, político e profissional).

Em Santa Catarina, a decisão recente de obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia no ensino médio é a oportunidade para essa vontade educacional, se melhor definida e ampliada a presença destas disciplinas e, por outro lado, se melhor qualificada sua intervenção.  Isso poderá se realizar com programas permanentes de capacitação dos professores, numa inter-relação com a participação criativa dos mesmos e melhoria das condições objetivas de trabalho.

Assim, a proposta aqui apresentada, caminha na direção de uma perspectiva nova, construída em conjunto com os professores que estão na prática do ensino dessas disciplinas na Rede Estadual de Ensino, com a UFSC e a Secretaria Estadual da Educação, como uma política sustentável que considere o conjunto de pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Além da UFSC, durante o processo de consolidação do Laboratório, a UDESC, bem como outras universidades do Estado que possuem cursos de graduação em ciências humanas deverão ser envolvidas.

A materialização da proposta é a criação do LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA (LEFIS).

Mais do que um espaço físico é um espaço relacional para professores da universidade e do ensino médio, bem como alunos, em atividades de ensino, de formação, de promoção de eventos e elaboração pedagógica e didática. É um ponto de apoio, de referência interdisciplinar, que poderá ter âmbito de ação estadual a partir de Florianópolis. Dessa forma, servindo de base para uma mobilização pela valorização das humanidades. Vislumbrando-se um futuro promissor, o LEFIS tem a perspectiva de se ampliar congregando outras disciplinas das ciências humanas, tais como: geografia, história, psicologia, antropologia, etc.

A sua potencialidade, enquanto um projeto piloto de Laboratório de Ensino, permitirá, também, que num futuro próximo, através de convênios com outras instituições, inclusive com o Governo Federal – uma prioridade estabelecida no convênio RMAV (Rede Metropolitana de Alta Velocidade), popularmente mais conhecida como Internet 2 -, o aumento da velocidade da rede de internet que viabilize, em tempo real, o acesso de vídeos que podem ser armazenados na Biblioteca Digital e disponibilizado em rede nas salas de aulas de todas as escolas do Estado.

Ressaltamos aqui, que a idéia desse Laboratório surgiu nas discussões e encaminhamentos tirados no I Seminário Regional de Sociologia no Ensino Médio que contou com a participação de oitenta e seis professores da Grande Florianópolis e ocorreu no dia 06 de dezembro de 2003, numa promoção e realização do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) – CFH/UFSC.

  1. 2. Objetivo Geral

Melhorar a capacitação docente e a qualidade de ensino na rede de ensino médio de Santa Catarina, através da criação do LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, com sede em estabelecimento do Estado, contando com acervo próprio, equipamentos, professores do ensino médio e professores e técnicos administrativos da UFSC, instituído por convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação e a UFSC.

  1. 3. Objetivos Específicos

a)    Promoção de atividades formativas como cursos de especialização e de atualização;

b)   Eventos: envolvendo alunos da rede estadual em seminários, oficinas e exposições;

c)    Pesquisas: participação de professores do ensino médio em projetos de pesquisa pertinentes às suas atividades;

d)   Coletivo de autores: publicação de livros, como Cadernos de Sociologia e de Filosofia, com autoria de professores da rede estadual, com elaboração dirigida ao ensino médio;

e)    Constituição de um acervo bibliográfico para uso dos professores e alunos da rede estadual e alunos e professores de licenciatura em filosofia e sociologia.

f)    Constituição de uma Biblioteca Digital, em rede eletrônica de alta velocidade, para atendimento às escolas em todo o estado de Santa Catarina.

  1. 4. Metodologia

a) O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia possui uma sede física, com acervo e equipamentos em estabelecimento do estado de Santa Catarina, mas com atividades descentralizadas, propiciada em parte pelas atividades desenvolvidas em rede eletrônica, como a disponibilização do acervo (Biblioteca Digital) e através de eventos ou oficinas que poderão ser desenvolvidos em outras regiões do estado.

Os seminários e cursos deverão ser planejados prevendo carga horária necessária e compatível com a carreira e atividades docentes do ensino médio.

b) Computar a carga horária, como capacitação e como ensino, conforme o tipo de atividade, que envolverá os professores (as) liberados (as) para participação nas atividades, em programação semestral e anual.

c)  A coordenação do Laboratório de ensino é de responsabilidade de representantes paritários, do ensino médio e da UFSC, constituído em um Colegiado.

d) Para as atividades mais permanentes do Laboratório, deverá ser lotado um professor de Sociologia em rodízio com um de Filosofia, bem como dos alunos (UFSC) bolsistas (1 de Filosofia e 1 de Sociologia). Estas atividades, entre outras são: receber professores e alunos, cuidar de acervo bibliográfico, e da biblioteca digital, apoiar as demais atividades desenvolvidas pelo Laboratório.

e)  Para criação e implantação do Laboratório foi firmado um convênio entre a Secretaria de Educação e a UFSC, tendo como responsáveis pela execução, por parte da Secretaria a gerência de ensino médio, por parte da UFSC os departamentos de Filosofia e Sociologia e Ciências Políticas, através do Laboratório do Sociologia do Trabalho (LASTRO), até o envolvimento de outro laboratório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

5.  Público Alvo

Professores de Filosofia e Sociologia do Ensino Fundamental e Médio nas atividades formativas, alunos do ensino fundamental e médio nos eventos seminários e oficinas, e alunos de licenciaturas em Filosofia e Sociologia das Universidades.[:]