Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia – LEFIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
LABORÁTORIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Objetivo Geral e Metodologia

  1. Promover e realizar atividades de ensino, como cursos de capacitação e de atualização, através de projetos específicos de extensão;
  2. Oportunizar a participação dos alunos das licenciaturas em Filosofia e Ciências Sociais da UFSC junto ao LEFIS, com intuito de desenvolver metodologias e produção de material didático através das experiências concretas da Rede Estadual de Ensino;
  3. Realizar publicação de livros, cadernos de filosofia e sociologia de autoria de professores da rede estadual, de universidades e/ou de outros, com elaboração dirigida ao ensino médio;
  4. Promover eventos que possibilitem a participação de alunos do Sistema Estadual de Ensino e das licenciaturas em Filosofia e Ciências Sociais da UFSC, tais como em seminários, oficinas e exposições;
  5. Oportunizar a participação de professores do ensino médio em projetos de pesquisa pertinentes às suas atividades;
  6. Constituição de um acervo bibliográfico para uso dos professores e alunos da rede estadual e alunos e professores de licenciaturas em Filosofia e Sociologia;
  7. Participar da Biblioteca Digital do CFH/UFSC, em rede eletrônica, e disponibilizar infra-estrutura adequada de acesso para atendimento às escolas em todo o Estado de Santa Catarina.

Grande área do projeto
Ciências Humanas

Entidade parceira
Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina

Área temática
Educação

Linha programática
Ensino Médio

Nome do Coordenador
Fernando Ponte de Sousa

Participantes
Doroti Martins (CFH-Depto de Filosofia)
Nise Maria Tavares Jinkings (CED-Depto de Metodologia de Ensino)
Silvia Leni Auras de Lima (CA-Colegio de Aplicação)
Valcionir Correa (CFH-Centro de Filosofia e Cienc. Humanas)
Gigi Anne Horbatiuk Sedor (Part. Externo)
Ada Mariz Tobal    (Secretaria da Educação do Estado de SC)
Marilse Cristina de Oliveira Freze (Colégio Estadual Simão José Hess)

Outras Considerações
Frente aos aspectos destrutivos, ambientais e sociais, que parecem marcar várias dimensões das relações societárias no sistema-mundo, tanto em países centrais como em países periféricos, a procura pela Filosofia e pela Sociologia é uma tendência crescente; é como se as pessoas buscassem orientação para fazer ou refazer laços sociais com significações mais humanitárias, justas e participativas. A busca de outros constituintes, subjetivos e societais, permeia a educação e as definições de práticas profissionais.
O Brasil e o Estado de Santa Catarina, com suas constituições históricas próprias, não estão fora desse reconhecimento. Talvez até mais acentuadamente, porque a democracia, cujas instituições têm sua representação social abalada pela violência e pela desigualdade distributiva, ainda é uma aprendizagem.
É exatamente neste ponto ? aprendizagem ? que a responsabilidade das gestões públicas com políticas educacionais que valorizem as humanidades, sem prejuízo das artes aplicadas, torna-se um fator mobilizador e ativo na formação de uma outra perspectiva cultural (filosófico, sociológico, político e profissional).
O Estado de Santa Catarina, em 1998, decidiu pela obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, e, em 2008, tornoram-se obrigatórias em todo território nacional, é a oportunidade para o desenvolvimento dessa vontade educacional. A presença dessas disciplinas, se melhor definida e ampliada, qualificará a intervenção. Isso se realizará com programas permanentes de capacitação dos professores, numa inter-relação com a participação criativa dos mesmos e melhoria das condições objetivas de trabalho.
Assim, a proposta aqui apresentada, caminha na direção de uma perspectiva nova, construída em conjunto com os professores que estão na prática do ensino dessas disciplinas na Rede Estadual de Ensino, com a UFSC e a Secretaria da Educação e Inovação, como uma política sustentável que considere o conjunto de pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Além da UFSC, durante o processo de consolidação do Laboratório, a UDESC, bem como outras universidades do Estado que possuem cursos de graduação em ciências humanas deverão ser envolvidas.
A materialização da proposta foi a criação deste LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA (LEFIS), em 2004, por iniciativa da UFSC e da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e está localizado no Colégio Estadual Simão José Hess, em Florianópolis, e na Escola de Educação Básica Maria José Barbosa Vieira, em São José/SC.
Mais do que um espaço físico, são espaços relacional para professores da universidade e do ensino médio, bem como alunos, em atividades de ensino, de formação, de promoção de eventos e elaboração pedagógica e didática. É um ponto de apoio, e de referência interdisciplinar, que poderá ter âmbito de ação estadualizado, a partir de Florianópolis. Servindo de base para uma mobilização pela valorização das humanidades. Com o LEFIS é possível vislumbrar um futuro promissor. Este abre a pespectiva de ser ampliado congregando, assim, outras disciplinas das ciências humanas, tais como: geografia, história, psicologia, antropologia, etc.
Ressaltamos que a idéia desse Laboratório surgiu nas discussões e encaminhamentos tirados no I Seminário Regional de Sociologia no Ensino Médio, que contou com a participação de oitenta e seis professores da Grande Florianópolis. Este ocorreu no dia 06 de dezembro de 2002, numa promoção e realização do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) do Departamento de Sociologia e Ciência Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC.

Palavras chave:Ensino Médio; Estado de Santa Catarina; Filosofia; Sociologia; Estado