Extensão


Mapeamento, sistematização e divulgação das investigações sobre Trabalho no Brasil (2023 – atual)
Coordenação: Profa. Dra. Thaís de Souza Lapa (PPGSP)

Participação de professores: Profa. Dra. Glaucia Fraccaro (PPGHST) | Prof. Dr. Fabricio Menegon (PPGSC)
Instituição parceira: Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – ABET
Participação de estudantes: Julia Zenni (PPGSP) | Victoria Paoletti

O objetivo principal do presente projeto, que prevê constituição de pareceria entre a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) via Acordo de Cooperação Técnica, por meio do Departamento e PPG de Sociologia e Ciência Política, é garantir as condições institucionais para mapear, sistematizar e divulgar as investigações sobre o tema trabalho que estão sendo realizadas no Brasil. O objetivo é a coleta de informações, pesquisas, bases de dados e publicações, a serem organizadas de acordo com as diversas temáticas abrangidas pelo chamado mundo do trabalho, e divulgadas por diferentes meios eletrônicos. Os principais produtos previstos para o projeto e sua equipe são:

1. organizar e alimentar o site da ABET com as informações colhidas; 2. organizar e divulgar notícias, boletins, pesquisas e outros instrumentos que potencializem a disseminação dos debates e produção científica entre estudiosos do mundo do trabalho, instituições e público em geral; 3. ajudar a planejar e executar atividades públicas, debates e encontros que possam contribuir com os objetivos deste projeto, em especial o XIX Encontro Nacional da ABET, que será realizado na UFSC, em 2025, e constituirá um importante espaço para divulgação dos resultados alcançados.


Desenvolvimento Industrial e implicações societárias: um olhar para o Brasil e Santa Catarina (2024)
Coordenação:  Profa. Dra. Thaís de Souza Lapa (PPGSP)
Participação de estudantes: João Tomás dos Santos Abrão | Arthur Gouvea Jacob Ignacio

Este projeto de extensão pretende reunir e difundir tanto pesquisas próprias como estabelecer interlocução com pesquisadores/as e instituições parceiras (existentes e pretendidas) a respeito de caminhos, experiências e entraves para os processos de desenvolvimento industrial no país, com foco nas especificidades de Santa Catarina e na temática do trabalho industrial. A ideia é reunir e sistematizar os resultados da pesquisa “Trabalho e trabalhadoras/es da indústria eletroeletrônica no Brasil”, da mesma coordenadora, para poder apresentá-los em um evento a ser promovido em 2024 e, em simultâneo, convidar outros pesquisadores e também representantes de instituições envolvidas (de empresas e de trabalhadores da indústria, bem como do poder público) para que possa ser estabelecido diálogo e discussão a respeito dos potenciais e das dificuldades de se proporcionar impactos societários positivos à população por meio da promoção de políticas de desenvolvimento industrial.


RESIST – Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho da UFSC (2021-2022)

Promoção de interlocução acadêmica e divulgação científica sobre o tema trabalho em articulação com rede de sindicatos de Santa Catarina.

No momento, as atividades da rede estão em suspenso.

Para mais informação sobre o projeto, clique aqui.


Trabalhamos, logo existimos: saberes da universidade e sindicatos sobre trabalho. (2022 – Atual)
Coordenação: Profa. Dra. Thaís de Souza Lapa (PPGSP) | Dr. Mateus Bender (PPGSP)
Instituição Parceira: Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola
Participação de estudantes: Ma. Camila Souza Betoni (PPGSP) | Ma. Jocieli Decol (PPGSP) | Leonardo da Rosa Borba

Este projeto visa promover ações formativas sobre o tema trabalho construídas a partir de uma parceria entre a Rede de Estudos Interdisciplinares do Trabalho da UFSC, impulsionada pelo Lastro, e uma Rede Sindical em processo de constituição, impulsionada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo Fazendo Escola. Tais ações, construídas “inter-redes” serão focadas em aprimoramento de ferramentas de comunicação para divulgação científica e na formação de estudantes, trabalhadores e sindicalistas em temas relacionados ao mundo do trabalho, sob perspectiva interdisciplinar.


Cine-debates Sobre-viver

O trabalho e o sindicalismo no cinema (2022)
Coordenação: Profa. Dra. Thaís de Souza Lapa (PPGSP) | Dr. Roberto Paludo | Dr. Mateus Bender
Instituição Parceira: Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola

O cinema do.a trabalhador.a. (2023)
Coordenação: Profa. Dra. Thaís de Souza Lapa (PPGSP)
Instituição Parceira: Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola
Participação de estudantes: Ma. Camila Souza Betoni (PPGSP) | Ma. Jocieli Decol (PPGSP) | Leonardo da Rosa Borba | Renata Silveira da Cunha.

O projeto pretende motivar debates sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e a organização dos trabalhadores a partir da linguagem cinematográfica. A iniciativa terá uma programação mínima de 4 encontros que acontecerão a partir das 19h com a possibilidade de participação online ou presencial, no auditório do SINJUSC. Os filmes priorizados serão aqueles que trazem no enredo questões relativas à organização dos trabalhadores, com exceção do primeiro e do último.

Para mais informação sobre o projeto, clique aqui.


Oficinas de Sociologia do Trabalho (2021 – 2021)
Coordenação: Profa. Dra. Thaís de Souza Lapa (PPGSP) | Prof. Dr. Eduardo Vilar Bonaldi (PPGSP) | Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cunha de Souza (PPGSP) | Prof. Dr. Jacques Mick (PPGSP) | Profa. Dra. Maria Soledad Etcheverry Orchard (PPGSP) | Prof. Dr. Samuel Pantoja Lima (PPGJOR)

Oficinas de Sociologia do Trabalho são espaços destinados à apresentação, por pesquisadoras/es do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO-UFSC), de conhecimentos, métodos e técnicas úteis para a realização de pesquisas na temática trabalho, a partir das experiências de suas próprias pesquisas.


Leituras do mundo do trabalho (2021 – 2021)
Coordenação: Profa. Dra. Thaís Lapa | José Roberto Paludo

Encontros dedicados ao estudo coletivo e discussão de temas relevantes para a compreensão das condições e relações de trabalho na atualidade.


O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas (2021 – 2023)
Coordenação: Prof. Dr. Jacques Mick (PPGSP)

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19. A universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro. Através do princípio constitucional de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, a proposta objetiva promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

Para mais informação sobre o projeto, clique aqui.


Informalidade e discriminação racial e de gênero no trabalho por conta própria no Brasil (2019 – 2020)
Coordenação: Prof. Dr. Jacques Mick (PPGSP) | Profa. Dra. Thaís Lapa (PPGSP)
Participação de estudantes: Juliana de Jesus Grigoli | Lucas Ferreira | Delza da Hora Souza | Arland de Bruchard Costa

Projeto realizado no âmbito do Termo de Cooperação Científico-Técnica entre a UFSC e a Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), visa a estudar, em perspectiva interseccional, a morfologia socioeconômica dos 24,3 milhões de trabalhadores por conta própria no Brasil. Os objetivos específicos são: . elaborar uma tipologia de “viradores” populares, levando em conta diferenças de gênero, classe e raça no grupo denominado como ?conta própria?; . observar diferenças e semelhanças entre formais (MEI e microempresas) e informais no grupo dos ?conta própria?, assim como entre estes e os empregados (com ou sem carteira); . identificar demandas por políticas públicas (ou privadas) de fortalecimento à economia popular. Os instrumentos serão: a) análise interseccional dos dados colhidos na PNAD Contínua do IBGE a respeito dos “conta própria” e b) entrevistas com 40 ativistas dedicados ao fortalecimento de “negócios” nas periferias ou favelas brasileiras.


Embaixadoras e Embaixadores das ações afirmativas da UFSC
Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Vilar Bonaldi (PPGSP)
Participação de estudantes: Bruno Willian Moreno da Silva | Emanuela da Silva de Lima | Sthefany Yasmim Bantim de Lima | Thaline Cristina de Freitas de Souza

O projeto fundamenta-se nos resultados e conclusões de estudos, no campo da Sociologia da Educação, que evidenciam como condições materiais e culturais caracterizam desigualdades de conhecimento e de acesso às instituições de ensino superior (IES) públicas no país. Tal literatura põe em evidência o baixo conhecimento de jovens de meios populares sobre as carreiras ofertadas, os processos seletivos, as possibilidades e recursos de estudo/preparação para esses processos ou, eventualmente, o conhecimento esparso sobre a possibilidade de inscrição nos vestibulares de IES públicas por meio das ações afirmativas.

Nesse contexto, o projeto busca, portanto, disseminar conhecimentos e informações sobre A) diferentes carreiras ofertadas pela UFSC, B) natureza e características dos processos seletivos da Universidade, C) recursos e possibilidades de estudo/preparação para esses processos e, igualmente, D) difundir informações acerca das possibilidades de inscrição nos vestibulares da UFSC por meio das AAs para egressos da escola pública, definidas por critérios de renda e de autoidentificação de cor/raça.


Memória política de Santa Catarina: Repositório de material didático na internet para professores e estudantes de ensino médio
Coordenação: Prof. Dr. Jacques Mick (PPGSP) | Eliton Felipe de Souza | Felipe Franke

O objetivo do projeto é produzir e disponibilizar a professores e estudantes do Ensino Médio material didático de qualidade para o ensino da história política de Santa Catarina, em ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, o projeto irá:

a) recolher e dar visibilidade a pesquisas e material de arquivo relativos à história política de Santa Catarina disponíveis em acervos da Universidade Federal de Santa Catarina e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em especial resultados de pesquisas recentes e material iconográfico; b) produzir orientações e roteiros com sugestões de uso do material didático, para otimizar seu aproveitamento pelos professores; c) elaborar uma linha do tempo, com os principais acontecimentos políticos entre 2000 e 1834 (ano de criação da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina), futuramente expansível, com destaque à divulgação de descobertas recentes da pesquisa científica sobre alguns dos momentos essenciais da história catarinense; d) produzir uma galeria com informações biográficas e iconográficas sobre os governadores e parlamentares do estado de Santa Catarina; e e) divulgar o repositório de material didático para estudantes, professores e cidadãos de Santa Catarina.

O projeto é realizado em parceria com a Escola do Legislativo da ALESC. Financiador: CNPq (auxílio financeiro)


Biblioteca Digital
Coordenação colegiada, LASTRO

No domínio extra-acadêmico (Escolas, ONGs, etc.), e ao participar do processo de ensino no nível Fundamental e Médio, por meio da disponibilização de materiais, propõe-se, suprir uma carência constatada nas instituições de ensino nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Filosofia.

Desse modo, o objetivo deste projeto é a coordenação de uma Biblioteca Digital do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (Cursos, Laboratórios, Núcleos de Pesquisas, Programas de Pós-Graduação, etc.), desenvolvendo uma articulação como promotores e implementadores do processo de constituição e desenvolvimento, junto aos diversos setores e departamentos do CFH.

Para acessar a Biblioteca, clique aqui.


Editoria EM DEBATE
Coordenação colegiada, LASTRO

Projeto que objetiva ampliar o acesso ao conhecimento produzido na universidade por meio da democratização da publicação de trabalhos acadêmicos sob a forma de e-books, artigos full text, base de dados, diretórios e documentos em formato eletrônico, dentre outras, em consonância com as novas tendências adotadas em termos de inovações tecnológicas para consultas às referências científicas e como ferramentas formativas e facilitadoras nas atividades de ensino e extensão. Sem abrir mão da possibilidade de utilizar documentos impressos, como periódicos e livros, a Editoria pretende contribuir de forma complementar, oferecendo recursos instrumentais que a obra impressa não permite.

Para acessar a EM DEBATE, clique aqui.


Para melhor compreender as diretrizes e o papel da Extensão Acadêmica confira o Guia Introdutório para conhecer e fazer extensão universitária na UFSC ou visite o site da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX