Extensão


 Ações de Extensão 

RESIST – Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho da UFSC
Profa. Drª Thaís de Souza Lapa (departamento de Sociologia e Ciência Política/LASTRO), Suzana Tolfo (Departamento de Psicologia/NEPPOT), Glaucia Fraccaro e Adriano Duarte (Departamento de História), com apoio da direção do CFH.

Objetivo: Promoção de interlocução acadêmica e divulgação científica sobre o tema trabalho em articulação com rede de sindicatos de Santa Catarina.

Para mais informações, clique aqui.


 Projetos de Extensão 

Trabalhamos, logo existimos: saberes da universidade e sindicatos sobre trabalho. (2022 – Atual)
Profª. Drª. Thais Lapa | Camila de Souza Betoni | Leonardo da Rosa Borba | Renata Silveira da Cunha

Este projeto visa promover ações formativas sobre o tema trabalho construídas a partir de uma parceria entre a Rede de Estudos Interdisciplinares do Trabalho da UFSC, impulsionada pelo Lastro, e uma Rede Sindical em processo de constituição, impulsionada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo Fazendo Escola. Tais ações, construídas “inter-redes” serão focadas em aprimoramento de ferramentas de comunicação para divulgação científica e na formação de estudantes, trabalhadores e sindicalistas em temas relacionados ao mundo do trabalho, sob perspectiva interdisciplinar.


Cine-debates “Sobre-viver: o trabalho e o sindicalismo no cinema” (2022 – 2022)
Profª. Drª. Thais Lapa | Auxílio: Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina

O projeto pretende motivar debates sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e a organização dos trabalhadores a partir da linguagem cinematográfica. A iniciativa terá uma programação mínima de 4 encontros que acontecerão a partir das 19h com a possibilidade de participação online ou presencial, no auditório do SINJUSC. Os filmes priorizados serão aqueles que trazem no enredo questões relativas à organização dos trabalhadores, com exceção do primeiro e do último.


Oficinas de Sociologia do Trabalho (2021 – 2021)
Profa. Drª. Thaís de Souza Lapa | Prof. Dr. Eduardo Vilar Bonaldi | Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cunha de Souza | Prof. Dr. Jacques Mick | Profa. Drª. Maria Soledad Etcheverry Orchard | Prof. Dr. Samuel Pantoja Lima.

Oficinas de Sociologia do Trabalho são espaços destinados à apresentação, por pesquisadoras/es do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO-UFSC), de conhecimentos, métodos e técnicas úteis para a realização de pesquisas na temática trabalho, a partir das experiências de suas próprias pesquisas.


Leituras do mundo do trabalho (2021 – 2021)
Profa. Drª. Thaís de Souza Lapa | José Roberto Paludo

Encontros dedicados ao estudo coletivo e discussão de temas relevantes para a compreensão das condições e relações de trabalho na atualidade.


O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas (2021 – Atual)
Prof. Dr. Jacques Mick

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19. A universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro. Através do princípio constitucional de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, a proposta objetiva promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

Juntamente com outros atores sociais, como sindicatos e Ministério Público do Trabalho, o evento de extensão prevê a disseminação de conhecimentos e experiências sobre o mundo do trabalho no contexto latino-americano por meio de seminários. A conferência de lançamento, prevista para ocorrer em maio de 2021, assim como para cinco debates de um seminário, previstos para os dias 20 e 27 de outubro e 3, 10 e 17 de novembro de 2021, irão ocorrer de maneira virtual, com a transmissão audiovisual divulgada nos canais e mídias sociais do Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC, com acesso público e gratuito por tempo indeterminado. Após os seminários, pretende-se organizar um livro (e-book) com as transcrições das conferências ministradas pelos convidados. Através da troca de conhecimentos entre pesquisadores e comunidade externa, representantes sindicais e profissionais com interesse no mundo do trabalho, o evento almeja contribuir com o debate sobre as condições de trabalho na contemporaneidade.

A contribuição das análises e experiências latino-americanas, através das similaridades e diferenças, pode indicar caminhos para a construção de um mundo do trabalho com dignidade e justiça social.


Informalidade e discriminação racial e de gênero no trabalho por conta própria no Brasil (2019 – 2020)
Profa. Drª. Thaís de Souza Lapa | Prof. Dr. Jacques Mick | Juliana de Jesus Grigoli | Lucas Ferreira | Delza da Hora Souza | Arland de Bruchard Costa

Projeto realizado no âmbito do Termo de Cooperação Científico-Técnica entre a UFSC e a Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), visa a estudar, em perspectiva interseccional, a morfologia socioeconômica dos 24,3 milhões de trabalhadores por conta própria no Brasil. Os objetivos específicos são: . elaborar uma tipologia de “viradores” populares, levando em conta diferenças de gênero, classe e raça no grupo denominado como ?conta própria?; . observar diferenças e semelhanças entre formais (MEI e microempresas) e informais no grupo dos ?conta própria?, assim como entre estes e os empregados (com ou sem carteira); . identificar demandas por políticas públicas (ou privadas) de fortalecimento à economia popular. Os instrumentos serão: a) análise interseccional dos dados colhidos na PNAD Contínua do IBGE a respeito dos “conta própria” e b) entrevistas com 40 ativistas dedicados ao fortalecimento de “negócios” nas periferias ou favelas brasileiras.


Embaixadoras e Embaixadores das ações afirmativas da UFSC
Prof. Dr. Eduardo Vilar Bonaldi | Bruno Willian Moreno da Silva | Emanuela da Silva de Lima | Sthefany Yasmim Bantim de Lima | Thaline Cristina de Freitas de Souza

O projeto fundamenta-se nos resultados e conclusões de estudos, no campo da Sociologia da Educação, que evidenciam como condições materiais e culturais caracterizam desigualdades de conhecimento e de acesso às instituições de ensino superior (IES) públicas no país. Tal literatura põe em evidência o baixo conhecimento de jovens de meios populares sobre as carreiras ofertadas, os processos seletivos, as possibilidades e recursos de estudo/preparação para esses processos ou, eventualmente, o conhecimento esparso sobre a possibilidade de inscrição nos vestibulares de IES públicas por meio das ações afirmativas.

Nesse contexto, o projeto busca, portanto, disseminar conhecimentos e informações sobre A-) diferentes carreiras ofertadas pela UFSC, B-) natureza e características dos processos seletivos da Universidade, C-) recursos e possibilidades de estudo/preparação para esses processos e, igualmente, D-) difundir informações acerca das possibilidades de inscrição nos vestibulares da UFSC por meio das AAs para egressos da escola pública, definidas por critérios de renda e de autoidentificação de cor/raça.


Memória política de Santa Catarina: Repositório de material didático na internet para professores e estudantes de ensino médio
Prof. Dr. Jacques Mick | Eliton Felipe de Souza e Felipe Franke

O objetivo do projeto é produzir e disponibilizar a professores e estudantes do Ensino Médio material didático de qualidade para o ensino da história política de Santa Catarina, em ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, o projeto irá:

a) recolher e dar visibilidade a pesquisas e material de arquivo relativos à história política de Santa Catarina disponíveis em acervos da Universidade Federal de Santa Catarina e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em especial resultados de pesquisas recentes e material iconográfico; b) produzir orientações e roteiros com sugestões de uso do material didático, para otimizar seu aproveitamento pelos professores; c) elaborar uma linha do tempo, com os principais acontecimentos políticos entre 2000 e 1834 (ano de criação da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina), futuramente expansível, com destaque à divulgação de descobertas recentes da pesquisa científica sobre alguns dos momentos essenciais da história catarinense; d) produzir uma galeria com informações biográficas e iconográficas sobre os governadores e parlamentares do estado de Santa Catarina; e e) divulgar o repositório de material didático para estudantes, professores e cidadãos de Santa Catarina.

O projeto é realizado em parceria com a Escola do Legislativo da ALESC. Financiador: CNPq (auxílio financeiro)


Biblioteca Digital
Coordenação colegiada, LASTRO

No domínio extra-acadêmico (Escolas, ONGs, etc.), e ao participar do processo de ensino no nível Fundamental e Médio, por meio da disponibilização de materiais, propõe-se, suprir uma carência constatada nas instituições de ensino nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Filosofia.

Desse modo, o objetivo deste projeto é a coordenação de uma Biblioteca Digital do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (Cursos, Laboratórios, Núcleos de Pesquisas, Programas de Pós-Graduação, etc.), desenvolvendo uma articulação como promotores e implementadores do processo de constituição e desenvolvimento, junto aos diversos setores e departamentos do CFH.

Para acessar a Biblioteca, clique aqui.


Editoria EM DEBATE
Coordenação colegiada, LASTRO

Projeto que objetiva ampliar o acesso ao conhecimento produzido na universidade por meio da democratização da publicação de trabalhos acadêmicos sob a forma de e-books, artigos full text, base de dados, diretórios e documentos em formato eletrônico, dentre outras, em consonância com as novas tendências adotadas em termos de inovações tecnológicas para consultas às referências científicas e como ferramentas formativas e facilitadoras nas atividades de ensino e extensão. Sem abrir mão da possibilidade de utilizar documentos impressos, como periódicos e livros, a Editoria pretende contribuir de forma complementar, oferecendo recursos instrumentais que a obra impressa não permite.

Para acessar a EM DEBATE, clique aqui.


Para melhor compreender as diretrizes e o papel da Extensão Acadêmica confira o Guia Introdutório para conhecer e fazer extensão universitária na UFSC ou visite o site da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX