Sindicalistas e acadêmicos: UNI-VOS

Autoria de Bruno Cruz

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19. A Universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro.

Através do princípio constitucional de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, o projeto de extensão “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas objetivou promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

Durante 2021 e 2022 foram organizados alguns projetos de extensão. Em 2021, foi organizado o Ciclo de Seminários “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas”, com a transmissão audiovisual pelos canais do YouTube “Fazendo Escola” e do Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC, com acesso público e gratuito por tempo indeterminado.

Assista aos seminários já realizados clicando aqui.

Adotando as temáticas abordadas no ciclo de seminários, em 2022 foi publicado o livro “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas. Composto por sete textos de autores/as latino-americanos/as, o livro objetiva promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade por meio da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

Para acessar o livro clique aqui.

Também foi criado a cartilha de formação de trabalhadores/as “O Futuro do Trabalho na América Latina. Trata-se de um instrumento pensado para apoiar a formação sindical de trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil.

Para acessar a cartilha clique aqui.

Além disso, foram promovidas de forma vinculada ao projeto as iniciativas de extensão “Leituras do Mundo do Trabalho”, “Sobre viver: trabalho e sindicalismo no cinema”. Ainda, foi constituída a Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho – RESIST. 

Lembrando que o projeto foi realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola), vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC). Contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (SINTRAJUSC) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS).

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.

Texto de Mateus Bender
Imagens Bruno Cruz