Associação Brasileira de Estudos do Trabalho

A cada dois anos, a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, ABET, reúne seus associados e pesquisadores brasileiros e de outros países em Encontros Nacionais, para a discussão de temas relevantes sobre a realidade de Trabalho e proposição de políticas públicas.

Cada Encontro define um tema previamente e o discute em conferências, mesas redondas, reuniões temáticas específicas, comunicações de pesquisa, com a participação de pesquisadores das diversas áreas científicas envolvidas com o Trabalho.

Os trabalhos submetidos por filiados e não filiados são previamente selecionados pela Comissão Cientifica, composta por especialistas reconhecidos pela comunidade acadêmica e apresentados em Grupos Temáticos (GTs) e painéis.

As comunicações de pesquisas são apresentadas em sessões temáticas dos GTs e discutidas por debatedores. Os artigos apresentados são divulgados integralmente em Anais produzidos em cada Encontro.

Dado o caráter interdisciplinar da ABET, os temas dos trabalhos apresentados nos GTs e das mesas-redondas se situam no campo da Economia, Sociologia, Geografia, Educação, Psicologia, Direito, Saúde, História, Serviço Social – dentre outras Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A atual diretoria do biênio 2024-2025 conta com a professora Thais de Souza Lapa como sua presidente. E por consequência, o encontro bianual da Associação foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina durante os dias 29 de julho a 02 de agosto contando com o apoio da Comissão Local de organização formada por docentes e estudantes da UFSC.

Confira o site da ABET clicando aqui.


 

XIX ENABET

O XIX Encontro Nacional da ABET, Trabalho e direitos no Século XXI: cenário de destruição e vias de reconstrução, aconteceu nos dias 29 de julho a 02 de agosto no Campus da Trindade na Universidade Federal de Santa Catarina onde foi buscado fomentar a discussão sobre as múltiplas e diversas realidades dos trabalhadores e suas organizações coletivas, estimulando a contribuição dos participantes na elaboração de diagnósticos do cenário atual do trabalho no Brasil, considerando a caracterização e dimensionamento da destruição de direitos e proteções laborais nos últimos anos, assim como alternativas para os desafios atuais. As “vias de reconstrução” mencionadas no tema do encontro convidam à reflexão, ao debate e à formulação de estratégias que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, na qual os trabalhadores possam acessar melhores condições de trabalho e de vida.

Confira o site do XIX ENABET clicando aqui.


 

Projeto

A parceria forjada entre a ABET e UFSC toma corpo através do projeto institucional Mapeamento, sistematização e divulgação das investigações sobre Trabalho no Brasil.

A pesquisa de extensão se propõe a garantir as condições institucionais para mapear, sistematizar e divulgar as investigações sobre o tema trabalho que estão sendo realizadas no Brasil. A equipe, é liderada pelas Professoras Thaís de Souza Lapa e Glaucia Cristina Candian Fraccaro (ambas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas) com apoio do prof. Fabrício Augusto Menegon (Centro de Ciências da Saúde), todos membros da diretoria da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – ABET, com o auxílio de 1 (um/a) bolsista de Iniciação científica e 1 (um/a) de mestrado, para a coleta de informações, pesquisas, bases de dados e publicações, a serem organizadas de acordo com as diversas temáticas abrangidas pelo chamado mundo do trabalho, e divulgadas por diferentes meios eletrônicos.

Os principais produtos previstos para o projeto e sua equipe são: 1. organizar e alimentar o site da ABET com as informações colhidas; 2. organizar e divulgar notícias, boletins, pesquisas e outros instrumentos que potencializem a disseminação dos debates e produção científica entre estudiosos do mundo do trabalho, instituições e público em geral; 3. ajudar a planejar e executar atividades públicas, debates e encontros que possam contribuir com os objetivos deste projeto, em especial o próximo Encontro Nacional da ABET, que será realizado na UFSC, em 2025, e constituirá um importante espaço para divulgação dos resultados alcançados. Esta empreitada será realizada ao longo de 18 meses, com início em julho de 2024 e final em dezembro de 2025.

Confira os dados do projeto de extensão clicando aqui.

Confira o acordo de cooperação técnica entre a ABET e a UFSC clicando aqui.