LASTRO lançará ciclo de seminários sobre o futuro do trabalho na América Latina em maio

09/05/2021 17:15

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19. A Universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro. Através do princípio constitucional de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, o ciclo de seminários “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”  objetiva promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

O Ciclo de Seminários é realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola), vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC). Conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (SINTRAJUSC) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS).

Conferência de Lançamento, no dia 21 maio de 2021, às 19h, assim como os seminários, previstos para outubro e novembro de 2021, irão ocorrer de maneira virtual, com a transmissão audiovisual pelo canal do Youtube “Fazendo Escola” e de facebook do Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC, com acesso público e gratuito por tempo indeterminado.

Informações sobre o evento podem ser acompanhadas em: https://futurodotrabalho.paginas.ufsc.br/

 

Tags: América LatinaFazendo EscolaLASTRO-UFSCsindicalismosociologia do trabalho

Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: prazo final para submissão de mesas coordenadas

21/03/2017 08:35

o prazo para submissão de mesas coordenadas para o Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2017: De O capital à Revolução de Outubro (1867 – 1917) se encerra no dia 09 de abril de 2017. As mesas, com temas sugeridos nos limites definidos pelos eixos temáticos do evento, deverão ser formadas por 3 ou 4 trabalhos e indicar um coordenador (entre os participantes). A submissão das mesas coordenadas exigirá o envio do resumo de cada trabalho (até 250 palavras), de uma ementa da mesa coordenada (até 250 palavras) e dos comprovantes de pagamento da taxa de inscrição. Mais detalhes referentes aos procedimentos de inscrição estão disponíveis em http://www.niepmarx.com.br/MM2017/inscricoes2017. htm

 

GEPENSAH 2016.2 oferece dois novos cursos de extensão

09/09/2016 10:43

Com o aumento da procura pelas temáticas do GEPENSAH neste semestre 2016.2, além do Curso de Extensão Teoria Geral do Imperialismo e o Golpe de 1964 no Brasil pelo pensamento de Mário Pedrosa toda terça-feira das 9 às 13 horas na sala do LASTRO estão sendo ofertados dois novos cursos de extensão:

TRABALHO, AUTONOMIA E FORMAS INSTITUCIONAIS (3ª edição) em Balneário Camboriu e região (36 horas)  Programação

ANARQUISMO, SABERES SUBALTERNOS E INSURGÊNCIAS POPULARES (32 horas) Programação

Ambos os cursos acontecem em sessões quinzenais aos sábados.

 

Trabalhos da III Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais disponíveis online

01/08/2016 19:58

Agora os trabalhos aceitos e apresentados no congresso realizado em Barcelona em junho de 2015 estão disponibilizados online. Basta acessar:
http://centresderecerca.uab.cat/cefid/content/sumari
Hospedados na UAB Repositório Digital de Documentos (DDD), é possível também pesquisar por autor se você acessá-los desta forma:
http://ddd.uab.cat/search?ln=en&p=III+International+Conference+Strikes+and+Social+Conflicts+combined+historical+approaches+to+conflict+Proceedings&f=publication&action_search=Search&c=Dip%C3%B2sit+Digital+de+Documents+de+la+UAB&sf=author&so=a&rm=&rg=10&sc=0&of=hb

Dúvidas podem ser esclarecidas a partir de 31 de agosto com a Comissão Organizadora.

Seminário “Historia, marxismo y Nueva Izquierda: los ejes del debate E. P. Thompson-Leszek Kolakowski en perspectiva”

27/11/2014 10:08

Como parte das atividades especiais da disciplina SPO9003, Política e Cultura, o LASTRO convida para o seminário do Prof. Antonio Oliva (Centro de Estudios Interdisciplinarios (CEI), Universidad Nacional de Rosario)

Tema “Historia, marxismo y Nueva Izquierda (New Left): los ejes del debate E. P. Thompson-Leszek Kolakowski en perspectiva”.

Data: 2.12.2014 (terça-feira)

Horário: 8h30min

Local: CFH, sala de Usos Múltiplos da Geografia.