Questões éticas da pesquisa em Whatsapp são tema de debate

17/11/2021 14:23

As implicações éticas no uso de mensagens de Whatsapp na pesquisa sociológica serão tema de diálogo online com o doutorando da Universidade de Coimbra, Sérgio Barbosa, na segunda-feira, 22 de novembro, 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do Programa de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política.
Barbosa é co-autor do artigo “Do Not Harm in Private Chat Apps: Ethical Issues for Research on and with WhatsApp”, com Stefania Milan, da Universidade de Amsterdam, e pesquisa grupos do aplicativo desde sua investigação de mestrado, na UFSC.
O diálogo será transmitido pelo canal do Youtube do Lastro.

Quem é Sérgio Barbosa:
Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília (2014). Licenciado em Ciencias Sociais pela Universidade de Brasília (2015). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente, é aluno do doutoramento em Democracia no século XXI, oferecido pelo Centro de Estudos Sociais (CES) junto à Universidade de Coimbra. Foi premiado com uma bolsa de doutoramento FCT – SFRH/BD/143495/2019 (2020-2024). Antes disso, foi bolsista SYLFF (Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund) financiado pela Tokyo Foundation for Policy Research (2019-2020). Foi pesquisador visitante na Universidade de Utrecht (2021) e na Universidade de Amsterdam (2019-2020). Ele é membro da rede CLACSO Tecnopolítica – uma rede de pesquisadores latino-americanos conectando o Brasil ao Equador com Espanha, Portugal e Itália. Sérgio também é pesquisador da “COST ACTION” CA17135- “Elaboração de Constituição e Democracia Deliberativa”. Sua pesquisa explora as formas emergentes de participação política vis-à-vis as possibilidades oferecidas pelos aplicativos móveis de mensagens instantâneas, com ênfase no ativismo digital e interação social em grupos (privados) de WhatsApp, abordando principalmente os seguintes temas: WhatsAppers, Sociologia Digital, Ativismo Digital, Ética dos Dados.