Inscrições para apresentações na II Jornada Científica – RESIST

08/04/2022 14:16

Entre 24 e 26 de maio de 2022, mês das e dos trabalhadores, será realizada a II Jornada Científica RESIST: Estudos do Trabalho na UFSC. O evento contará com palestras e acolherá propostas de trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da UFSC (professores/as e estudantes) para apresentação em Grupos de Trabalho (GTs). A Jornada é promovida pela Rede de Estudos Interdisciplinares sobre Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (RESIST-UFSC), que pretende, no evento, consolidar um processo de ampliação desta rede na universidade. A programação do evento é articulada à do Congresso do Sinjusc – sindicato parceiro da RESIST desde a 1a edição do evento. Esta entidade representa trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina e impulsiona, na região, a construção de uma rede sindical.

A primeira edição da Jornada ocorreu em agosto de 2021. O objetivo era estabelecer um vínculo entre os diversos pesquisadores dos temas ligados aos “mundos do trabalho” na UFSC, inicialmente reunindo pesquisadores ligados ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A jornada foi muito bem recebida e o encontro se desdobrou na criação oficial da RESIST-UFSC, cujo objetivo é articular, fortalecer e ampliar os vínculos entre os pesquisadores/as sobre trabalho e a vida sindical.

De agosto de 2021 até o presente, a situação política, social e econômica do país se agravou consideravelmente. Crise e desorganização ainda maior do sistema econômico mundial, com empresas fechadas, piora nas contas públicas, desemprego em nível assustador. No Brasil, 660 mil mortes, 12,1 milhões de desempregados, dos quais 30%, há mais de dois anos. As incertezas, a insegurança, e a precariedade atingem cada vez mais gente. Não há dúvida que a pandemia e suas consequências foram agravadas pelo negacionismo oficial. Mas os problemas no mundo do trabalho vêm de longa data. Uma série de transformações interligadas: privatizações de empresas estatais, desregulamentação dos mercados de trabalho e das leis de proteção ao trabalhador, globalização dos capitais e das mercadorias circulando em velocidade cada vez maior e sem barreiras. Incrementado pelas novas tecnologias da automatização e da robótica, o desemprego aumentou em todos os países e em todos os setores; a desindustrialização de tradicionais áreas fabris e a consequente industrialização de outras, em geral em países onde a mão-de-obra é muito barata, se tornaram a regra de ouro do novo sistema de acumulação. Sem emprego, sem redes de proteção, sem serviços de saúde, sem construção de novas moradias a preços acessíveis, passa a vigorar, em todos os setores da vida humana, a lógica mais selvagem do “salve-se quem puder”, entendido aqui como: aquele que tiver mais dinheiro. A quem não o possui, parece restar recorrer a “empregos sem direitos” – expresso pelo significativo crescimento do número de trabalhadores informais e por conta própria nos anos recentes. Enquanto isso, os sindicatos têm sido atacados e ainda mais fragilizados, os partidos políticos e a política, como atividade humana, perdem força, sendo continuamente desqualificados e as estratégias coletivas e solidárias de apoio e sobrevivência mútua recuam. Paradoxalmente, é possível dizer que os sindicatos nunca foram tão importantes nesse último século quanto são agora.

Levando em consideração este contexto desafiador e, ao mesmo tempo, a importância da divulgação e debate sobre as pesquisas que a comunidade acadêmica da UFSC venha desenvolvendo sobre o tema trabalho desde antes do presente contexto de crises entrecruzadas, abrimos inscrições para acolher propostas de trabalho para a II Jornada RESIST,  a se realizar entre os dias 24, 25 e 26 de maio.

Critérios para envio de propostas: 

  • Ser docente ou estudante da UFSC (ou recém egresso/a/e), com pesquisa em andamento ou concluída sobre o tema trabalho;  

Orientações para as propostas: 

  • Envio de resumo de até 600 caracteres sobre a pesquisa, contendo objetivos, metodologia, referencial teórico e resultados (parciais ou finais) encontrados. 
  • Identificação do/a proponente, contendo nome completo, e-mail, vínculo com a UFSC (curso/laboratório ou núcleo/departamento).
  • Identificar em qual dos seguintes temas deseja inscrever a proposta: 
  1. Condições de trabalho e seus impactos sobre a saúde;
  2. Trabalho e desigualdades de gênero e raça;
  3. Trabalho e cinema;
  4. Reconfigurações do trabalho: antigas e novas precariedades;
  5. Trabalho, proteção de direitos e ação coletiva;
  6. Trabalho e educação.

Envio de propostas (até 24/04): 

Clique aqui para acessar o formulário de envio de propostas.

Formato para os GTs: 

  • Apresentação de pesquisas com previsão de até cinco pessoas cada GT, falas de 20 min. (total de 15 apresentações em 3 GTs, dois no período noturno e um no vespertino); 
  • Priorização, na seleção de propostas, de interessados/as que não tenham realizado apresentações em 2021.

Programação: 

Período\Data 24/05 25/05 26/05
Tarde  14 às 16h 

Abertura – mesa com integrantes da RESIST  e convidados/as/es 

Local: a confirmar

14 às 16h 

Mesa com convidados/as/es a confirmar
. Maria Aparecida Bridi

. José Luiz Souto Maior. 
Local: a confirmar

14 às 17h

GTs – apresentação

Local: a confirmar

Noite 18h30 às 21h30

GTs – apresentação

Local: a confirmar

18h30 às 21h30

GTs – apresentação

Local: a confirmar 

18h00 às 22h00

Encerramento da II Jornada / Abertura Congresso Sinjusc
. Palestra
. Elisa Lucinda (artista confirmada)
Local: Auditório Garapuvu