Aborto como Direito Sexual e Reprodutivo: olhares interdisciplinares

07/07/2022 19:23

No dia 12 e 13 de julho, ocorrerá o evento “Aborto como direito sexual e reprodutivo: olhares interdisciplinares” às 18h30min. Será realizado no Auditório do Fórum do Norte da Ilha (Trindade), ao lado do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, no primeiro dia e no Auditório da Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFSC no segundo dia.

O evento contará com diverses profissionais de diferentes áreas (Saúde, Direito, Educação, entre outras) que debaterão acerca do tema “aborto”, ressaltando que é parte do direito sexual e reprodutivo. Tal tema, sempre possuiu uma grande importância, mas, no atual momento, a necessidade da discussão torna-se ainda mais latente com os recentes acontecimentos,  como o regresso nos Estados Unidos com o novo entendimento da Corte Suprema do país sobre o caso “Roe vs Wade”, a invasão à um hospital em Pernambuco em 2020 por conservadores a fim de impedir um aborto e, principalmente, a Juíza de Santa Catarina que manteve uma criança em um abrigo e proferiu frases cruéis para essa menor de idade para que ela também não realizasse o aborto.

O evento é impulsionado e organizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), grupo de pesquisa Poder, Grupo de pesquisa Afrodite,  Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH), Instituto de Estudos de Gênero (IEG), Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), todos da Universidade Federal de Santa Catarina. Ainda apoiam o evento o grupo de pesquisa Dispolítica: direito, subjetividades e política, Grupo de Criminologia Crítica Vera Andrade da UFSC, e Grupo Práxis, sub-seção Florianópolis.

A fim de receber um certificado, basta se inscrever aqui!

Mais informações, como quem participará e quais serão as mesas, podem ser encontradas nas redes sociais do Lastro e no cartaz a seguir!