LASTRO integra ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA O ESTUDO DAS GREVES E DOS CONFLITOS SOCIAIS

29/09/2011 20:15

A partir de agora o LASTRO integra a Associação Internacional para o Estudo das Greves e dos Conflitos Sociais, entidade fundada durante a Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais no Século XX realizada entre 16 e 20 de Março de 2011 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Organizada, coordenada e financiada conjuntamente pelo Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa/Portugal), Instituto Internacional de História Social (Amsterdã/Holanda), Arquivo Edgard Leuenroth (Unicamp/Brasil), Centro de Estudos do Franquismo e da Democracia (Universidade Autónoma de Barcelona/Espanha) e pela Maison des Sciences de L’Homme (Dijon/França), a conferência representou, em nível científico, um retorno aos estudos do trabalho em nível internacional, em particular da conflitualidade social, tema que atraiu cerca de 250 propostas de comunicação, das quais 170 foram selecionadas, dentre elas a do técnico e pesquisador do LASTRO, José Carlos Mendonça, intitulada “Organização política e consciência de classe no pensamento do jovem Trotsky”.
A significativa participação de brasileiros, portugueses, espanhóis, franceses e outros pesquisadores do Mediterrâneo e da América Latina, demonstrou que o principal objetivo da conferência foi expandir os estudos e pesquisas da história global do trabalho e dos conflitos sociais ao mundo latino. Para organizar e dar continuidade a tais avanços e objetivos foi aprovada em reunião plenária, proposta pelo comitê científico, a criação da Associação e de uma revista internacional com arbitragem científica dedicada ao mesmo tema. Visando fortalecer o diálogo entre estudiosos do norte e do sul, a revista será publicada em inglês, mas aceitará submissões de artigos em inglês, francês, português, espanhol e italiano.
A Associação Internacional para o Estudo das Greves e dos Conflitos Sociais englobará estudos de amplo âmbito, acolhendo trabalhos sobre todas as dimensões do mundo do trabalho e dos conflitos sociais, sem limite cronológico. Contará com uma página na internet que servirá de depositário de informações relativas aos estudos realizados, divulgação de bases de dados, e será ainda responsável pela elaboração e circulação de um boletim informativo para pesquisadores e associados. Por meio do pagamento de uma anuidade, será possível assegurar as despesas da Associação tais como a edição da revista acadêmica internacional e a preparação das conferências internacionais bianuais. De filiação exclusivamente institucional, constam como sócios fundadores:
Instituto Internacional de História Social (Holanda),
Maison des Sciences de l’Homme (França)
Instituto de História Contemporânea (Portugal)
Arquivo Edgard Leuenroth (Brasil)
Centre d’Estudis sobre les Èpoques Franquista i Democràtica (Espanha)
Institute of Working Class History (USA)
Red de Archivos Históricos de CCOO (Espanha)
Amsab-Instituut voor Sociale Geschiedenis (Bélgica)
Arbetarrörelsens arkiv och bibliotek (Suécia)
Rosa Luxemburg Foundation (Alemanha)
Department Political Science. University Panteion (Grécia)
Labor Studies Program. Indiana University Kokomo (USA)
Fundación Investigaciones Marxistas (Espanha)
Friedrich Ebert Foundation (Alemanha)
Universidade Popular do Porto (Portugal)
Grupo de Pesquisa Mundos do Trabalho UFF (Brasil)