Grupo de Estudos do LASTRO – Semestre 2011.2

10/10/2011 15:42

Sob a temática “Epistemologia e Materialismo Histórico-Dialético” realiza-se de 19/10 a 30/11 o grupo de estudos do LASTRO segundo semestre de 2011.

Serão seis sessões semanais com o objetivo de estudar, em caráter introdutório, a epistemologia do materialismo histórico-dialético a partir de autores clássicos selecionados e relacionar com outras metateorias ainda relevantes no âmbito das ciências sociais, para possibilitar avanços em termos de estudos e pesquisas que se traduzam em saber organizado e expresso na forma de produção textual para futuras publicações.

A metodologia consiste na realização de leituras orientadas para o conhecimento do materialismo histórico-dialético, considerado em sua historicidade e relacionado a outras metateorias,  divididas em módulos temáticos.  Desenvolvimento das seções: a) Explanação inicial do conteúdo pelos coordenadores; b) apresentação de textos por alunos ou equipes de alunos (síntese em até 30 minutos); c) discussão crítica.

As sessões poderão servir para discussão de projetos de estudantes de graduação e pós-graduação que guardem pertinência com a temática estudada, bem como poderão ser utilizados recursos audiovisuais para apresentação dos conteúdos;

Ao final do semestre espera-se a entrega de um trabalho final na forma de artigo para submissão à revista EM DEBATE (revista eletrônica do LASTRO).