LASTRO no IV Seminário Nacional de Ciência Política da UFRGS

20/10/2011 13:49

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFRGS

Porto Alegre, Rio Grande do Sul – 8, 9 e 10 de novembro de 2011

Realizado anualmente desde 2008, o Seminário Nacional de Ciência Política, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pretende, nesta quarta edição de 2011, contextualizar o atual momento do estudo da Ciência Política no país, e promover o debate em duas questões correlatas cujo desenvolvimento é de extrema importância para aperfeiçoar tanto a análise acadêmica quanto a prática política. Assim, e em consonância com uma tendência nacional, a proposta central sugerida pela comissão de organização está orientada para as temáticas da Teoria e da Metodologia.

Além de palestras e de um Fórum destinado aos alunos de graduação, o debate será promovido especialmente por meio de seis Grupos de Trabalho (GT’s) e um Fórum organizados em torno dos temas mais pujantes das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação, que encontram-se assim estruturados:

1) GT de Cultura Política e Opinião Pública

2) GT de Elites e Poder Político

3) GT de Instituições Políticas

4) GT de Política Internacional

5) GT de Políticas Públicas

6) GT de Teoria Política e Pensamento Social

7) Fórum de Gênero, Direitos Humanos e Cidadania

O LASTRO se fará presente neste importante evento no GT de Teoria Política e Pensamento Social, coordenado pelo Prof. Dr. Hélio Ricardo do Couto Alves e Carlos Artur Gallo, por meio da comunicação intitulada Joseph Dietzgen: a epistemologia do materialismo histórico-dialético de autoria de José Carlos Mendonça.