LEFIS: cursos de capacitação setembro 2013

11/09/2013 14:22

Prosseguem os cursos de capacitação oferecidos pelo LEFIS aos professores de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Ensino, durante o 2º semestre de 2013.

Abaixo a programação para o mês de setembro, lembrando que cada curso tem a carga de 20h e oferece 30 (trinta) vagas:

CURSO DE FILOSOFIA: FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Ministrante: Prof. Dr. Alberto Cupani (UFSC)

Ementa: Ciência como assunto da filosofia. O conhecimento científico. Paradigmas e revoluções científicas. Ciências naturais e ciências humanas. Ciência e tecnologia. Ciência, valores e ideologia. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.

Dias: 06 e 20 de setembro – Horário: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00h.

Local: E.E.B. Prof. Henrique Stodieck (Auditório)

 

CURSO INTERDISCIPLINAR: MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO (MARXISMO)

Ministrante: Dr. Valcionir Corrêa (UFSC)

Ementa: Introdução ao Materialismo Histórico e Dialético. Diferenças teóricas entre o Idealismo (Hegel) e o Materialismo (Marx). Pressupostos filosóficos do paradigma epistemológico marxista. Concepção e método analítico da filosofia e das ciências sociais com base no materialismo histórico e dialético, observando sua concepção de mundo, de homem e sua interpretação da realidade social. Arcabouço teórico do marxismo: breve introdução à sua teoria epistemológica, antropológica, econômica, política e social. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.

Dias: 11, 18, 25/set, 02, 09 e 16/out. (4as. feiras)  – Horário: 14:00 às 17:00h.

Local: LEFIS (E.E.B. Simão José Hess)

 

CURSO DE SOCIOLOGIA: ESTADO E SOCIEDADE

Ministrante: Prof. Dr. Fernando Ponte de Sousa (UFSC)

Ementa: Conceito de Estado: concepção liberal e marxista. Estado e classes sociais. Os tipos de Estado na história da humanidade: escravista, feudal e capitalista. O Estado no capitalismo.  O Estado-nação.  A democracia liberal e o Estado ditatorial. A evolução do Estado no Brasil. Democracia e Estado ditatorial no Brasil e na América Latina. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.

Dias: 13 e 27 de setembro – Horário: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00h.

Local: E.E.B. Prof. Henrique Stodieck (Auditório)

 

CURSO INTERDISCIPLINAR: DIREITOS HUMANOS PARA O ENSINO MÉDIO

Ministrantes: Doutoranda Juliana Grigoli e Mestranda Sabrina Schultz

Ementa: Direitos Humanos: fundamentação, conceituação e desafios. Desenvolvimento histórico. Classificação em gerações. Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Proteção internacional dos direitos humanos (Conferências, Convenções, Encontros e Tratados). Direitos Humanos no Brasil: os direitos humanos na Constituição Federal brasileira de 1988. Debates atuais: movimentos sociais, pobreza, violência e tortura, Comissão da Verdade, memória política e histórica, propriedade privada e direitos do consumidor, direitos trabalhistas e o movimento dos trabalhadores, infância e adolescência, aborto, tolerância religiosa, gênero, homossexualidade, étnico-racial, meio ambiente. Reflexão pedagógica e didática para o trabalho em sala de aula.

Dias: 13 e 27/set, 11 e 25/out, 08 e 29/nov. – Horário: 09:00 às 12:00h.

Local: LEFIS (E.E.B. Simão José Hess).