Sindicalistas e acadêmicos: UNI-VOS

05/06/2023 16:14

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19. A Universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro.

Através do princípio constitucional de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, o projeto de extensão “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas objetivou promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

Adotando as temáticas abordadas em 2023 foi publicado o livro “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas. Composto por sete textos de autores/as latino-americanos/as, o livro objetiva promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade por meio da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.

Para acessar o livro clique aqui.

Também foi criado a cartilha de formação de trabalhadores/as “O Futuro do Trabalho na América Latina. Trata-se de um instrumento pensado para apoiar a formação sindical de trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil.

Para acessar a cartilha clique aqui.

Além disso, foram promovidas de forma vinculada ao projeto as iniciativas de extensão “Leituras do Mundo do Trabalho”, “Sobre viver: trabalho e sindicalismo no cinema”. Ainda, foi constituída a Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho – RESIST.

No auditório do EFI,  dia 31 de maio, fora celebrado o lançamento das obras produzidas junto dos membros organizadores, da equipe editorial, dos apoiadores do projeto, representações sindicais e do público da Universidade federal de Santa Catarina, junto da ilustre presença da Vice-reitora Joana Célia dos Passos.

Para acessar as fotos do evento clique aqui.