Seleção de bolsistas (graduação e pós) para projeto de extensão “Caminhos do Trabalho”
Ente os dias 23 de agosto de 2023 e 11 de setembro 2023, estão abertas as inscrições de candidatas e candidatos para a até 10 (DEZ) BOLSAS DE PESQUISA E EXTENSÃO como integrantes do Projeto Caminhos do Trabalho, cumprindo uma jornada de 12 horas semanais, no período matutino e vespertino. O período de vigência da bolsa é de 6 meses, com convocação imediata, passível de renovação.
Para participar da seleção, consulte o Edital completo, clicando aqui.
Sobre o Projeto:
A ocultação do adoecimento laboral é uma característica estrutural do mercado de trabalho no Brasil que causa graves e profundas repercussões na elaboração e análise de políticas públicas, nos direitos dos trabalhadores, na gestão do trabalho pelas empresas, no pagamento de tributos ao Estado. Esse ocultamento envolve uma dimensão importante da história do Brasil: a efetivação, ou ainda, a falta de aplicação de leis já existentes a compor uma espécie de quadro político, como já abordado por Beatriz Mamigonian em estudos sobre o trabalho escravo no Brasil do século XIX.
Esse projeto oferece a constituição de uma rede nacional de assistência, pesquisa e formação para o mapeamento e combate à ocultação do adoecimento ocupacional no país, baseada no atendimento a trabalhadores vítimas de agravos, sob coordenação da FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), composta por universidades públicas.
A rede atuará articulando atendimento direto aos trabalhadores com investigação e produção acadêmica, de modo a reduzir a subnotificação dos agravos, facilitar a adimplência de direitos e combater a sonegação fiscal, tanto diretamente, quanto subsidiando a atuação de outras instituições, além de colaborar para a formação de profissionais com capacidade de atuação consistente no campo dos direitos sociais e saúde laboral. Esse projeto compõe um esforço nacional, replicado em outras dez universidades do país.
Das bolsas:
São duas categorias de envolvimento com o projeto: graduação e pós. As bolsas de graduação serão creditadas no valor de R$700,00 e as de pós-graduação, R$1400,00. A jornada de atividades é de doze horas semanais para ambos e não requerem dedicação exclusiva.
As inscrições vão até o dia 11 de setembro de 2023.
Da Equipe:
Glaucia Fraccaro
Departamento de História (coordenação) e Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura
Douglas Kovaleski
Departamento de Atenção à Saúde (PRODEGESP)
Fabrício Menegon
Departamento de Saúde Pública
Lizandra Menegon
Departamento de Saúde Pública
Roberto Ruiz
Atuação em medicina do trabalho
Thaís Lapa
Departamento de Sociologia e Ciência Política e Laboratório de Sociologia do Trabalho