Inscrições abertas para “Cine-debates” sobre trabalho e sindicalismo

09/08/2022 11:59

Estão abertas até 1o de setembro as inscrições para o projeto de extensão “Sobre-viver: o trabalho e o sindicalismo no cinema”, que pretende  motivar debates sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e a organização dos trabalhadores. Os encontros ocorrerão de setembro a dezembro de 2022, com a possibilidade de participação online ou presencial, no auditório do SINJUSC.

A iniciativa, construída pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC junto ao Sindicato de Servidores do Judiciário de Santa Catarina (SINJUSC), terá uma programação de 4 encontros que acontecerão a partir das 19h . A participação é aberta a toda a comunidade e tem por objetivo oferecer um espaço de reflexão acerca dos desafios históricos e contemporâneos para a organização coletiva dos trabalhadores a partir da linguagem cinematográfica. Os filmes priorizados serão aqueles que trazem no enredo questões relativas à organização dos trabalhadores, com exceção do primeiro e do último.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Cine-debate 1 (06.09.22)

Tema: A ausência do Estado e da organização dos trabalhadores

Apresentação e discussão do filme: “Eu, Daniel Blake” (Ken Loach, 2016)

 

Cine-debate 2 (04.10.22)

Tema: Histórias da formação sindical no Brasil: organização coletiva, ditadura e resistências

Apresentação e discussão do filme: “Eles não usam black-tie” (Leon Hirszman, 1981)

 

Cine-debate 3 (01.11.22)

Tema: Personagens: a organização através dos trabalhadores e trabalhadoras.

Apresentação e discussão do filme: “Terra Fria” (Niki Caro, 2005)

 

Cine-debate 4 (06.12.22)

Tema: A ilusão da autonomia: as plataformas digitais e o trabalho sob demanda

Apresentação e discussão do filme: “Você não estava aqui” (Ken Loach, 2020).

Todos os encontros contarão com debatedores/as convidados/as. Serão disponibilizados textos e livros de apoio para complementar a discussão.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público geral.

Período: Setembro a dezembro

Horário: A partir das 19h

Local: Auditório do SINJUSC (Av. Mauro Ramos, 448 – Centro, Florianópolis – SC, 88020-300/ Próximo à Hercílio Luz)

 

Os encontros híbridos (online e presencial), contarão com a exibição do filme seguida de comentários de um/a convidado/a e de debate entre participantes. Serão disponibilizados textos e livros de apoio para complementar a discussão. As inscrições são gratuitas e abertas ao público geral.

Para se inscrever basta clicar aqui (Até 01/09). Para quem perdeu o primeiro Cine debate mas ainda deseja participar dos três demais encontros obtendo certificação, escreva até 30/09 para lastro.ufsc@gmail.com informando nome completo, instituição, cidade e CPF. 

Mais informações: @lastroufsc ou @sinjusc.sc no instagram ou ainda  http://lastro.paginas.ufsc.br/?p=3898

 

 

Tags: cinemaExtensãoLASTRO-UFSCResistsindicalismoSinjuscsociologia do trabalho

Confira os Livros da Editora Em Debate que serão lançados na II Jornada Resist

18/05/2022 15:45

II Jornada RESIST – Estudos Sobre Trabalho (UFSC) 

Lançamento dos livros: 24 de maio de 2022 às 18h. 

Título: O Capital Financeiro no Ensino Superior Brasileiro (1990-2018)

Autor: Allan Kenji Seki

 

Título: Conhecer, Pensar, Viver… A Filosofia na Sala de Aula

Autores: Antônio José Lopes Alves e Sabina Maura Silva

 

Título: Formação Política e Projeto Histórico de Classe: A Trajetória do 13 de Maio NEP

Autora: Cyntia de Oliveira e Silva

 

Título: Classe e Sexo: Crítica da Ordem Patriarcal de Gênero de Heleieth Saffioti

Autora: Joana das Neves Calado

 

Título: A Teoria do Fetichismo em Karl Marx e a Educação

Autora: Juliane Zacharias Bueno

 

Título: Trabalho, Experiência de Classes e Reestruturação Produtiva na Indústria de Conserva de Pelotas

Autora: Laura Senna Ferreira

 

Título: A Produção da Arte na Forma Social do Capital

Autora: Marília Carbonari

 

Título: Políticas de Memória no Brasil e na Argentina: Lembranças do Nunca Mais

Autora: Rachel Tomás dos Santos Abrão

 

Contaremos com a presença de algumas das autoras dos livros no Evento.

Mais informações:

https://resist.ufsc.br/

Programação da II Jornada Resist – Estudos Sobre Trabalho (2022)

10/05/2022 16:29

Com imensa felicidade, divulgamos a programação definitiva da II Jornada Resist (Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho), da qual o Lastro participou ativamente na construção.

A programação também é articulada ao Congresso do Sinjusc. Esta entidade, que representa trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina, é parceira da RESIST e impulsiona a construção de uma rede sindical na região.


Dia 1 – 24/05/2022

14h – Abertura (Coordenação RESIST).

14h15 – Conferência de Abertura: “Informalidade e desigualdades entrecruzadas na América Latina” (Palestrante convidada: Laís Abramo – Doutora em Sociologia do Trabalho, ex diretora da CEPAL e OIT).

15h45 – Intervalo

16h-18h – Apresentação de trabalhos aprovados (GT1 – Trabalho e desigualdades de gênero e raça)

18h – Lançamento de livros da Editora Em Debate (Lastro).

Local: Auditório do CFH – UFSC

 

Dia 2 – 25/05/2022

14h – Conferência: “Os limites do trabalho: saúde, seguridade social e proteção aos direitos de quem trabalha”. (Palestrante convidado: Roberto Carlos Ruiz – Médico do Trabalho)

15h45 – Intervalo

16h-18h – Apresentação de trabalhos aprovados (GT2 – Condições de trabalho e impactos sobre a saúde)

Local: Auditório do CFH – UFSC

 

Dia 30 – 26/5/2022

18h – Encerramento da II Jornada RESIST, conjunta à Abertura do Congresso do Sinjusc

Palestrantes: Viviane Mosé (Doutora em Filosofia e Especialista em Políticas Públicas), Representantes Sinjusc e Resist.  

Apresentação cultural: Cores de Aidê. 

Local: Hotel Cambirella 

 

A participação é gratuita. Interessados/as em obter certificado de participação devem se inscrever em: 

http://inscricoes.ufsc.br/jornadaresist2022

Clique aqui para conferir os trabalhos a serem apresentados em cada GT.

Mais informações: 

https://resist.ufsc.br/

Inscrições para apresentações na II Jornada Científica – RESIST

08/04/2022 14:16

Entre 24 e 26 de maio de 2022, mês das e dos trabalhadores, será realizada a II Jornada Científica RESIST: Estudos do Trabalho na UFSC. O evento contará com palestras e acolherá propostas de trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da UFSC (professores/as e estudantes) para apresentação em Grupos de Trabalho (GTs). A Jornada é promovida pela Rede de Estudos Interdisciplinares sobre Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (RESIST-UFSC), que pretende, no evento, consolidar um processo de ampliação desta rede na universidade. A programação do evento é articulada à do Congresso do Sinjusc – sindicato parceiro da RESIST desde a 1a edição do evento. Esta entidade representa trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina e impulsiona, na região, a construção de uma rede sindical.

A primeira edição da Jornada ocorreu em agosto de 2021. O objetivo era estabelecer um vínculo entre os diversos pesquisadores dos temas ligados aos “mundos do trabalho” na UFSC, inicialmente reunindo pesquisadores ligados ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A jornada foi muito bem recebida e o encontro se desdobrou na criação oficial da RESIST-UFSC, cujo objetivo é articular, fortalecer e ampliar os vínculos entre os pesquisadores/as sobre trabalho e a vida sindical.

De agosto de 2021 até o presente, a situação política, social e econômica do país se agravou consideravelmente. Crise e desorganização ainda maior do sistema econômico mundial, com empresas fechadas, piora nas contas públicas, desemprego em nível assustador. No Brasil, 660 mil mortes, 12,1 milhões de desempregados, dos quais 30%, há mais de dois anos. As incertezas, a insegurança, e a precariedade atingem cada vez mais gente. Não há dúvida que a pandemia e suas consequências foram agravadas pelo negacionismo oficial. Mas os problemas no mundo do trabalho vêm de longa data. Uma série de transformações interligadas: privatizações de empresas estatais, desregulamentação dos mercados de trabalho e das leis de proteção ao trabalhador, globalização dos capitais e das mercadorias circulando em velocidade cada vez maior e sem barreiras. Incrementado pelas novas tecnologias da automatização e da robótica, o desemprego aumentou em todos os países e em todos os setores; a desindustrialização de tradicionais áreas fabris e a consequente industrialização de outras, em geral em países onde a mão-de-obra é muito barata, se tornaram a regra de ouro do novo sistema de acumulação. Sem emprego, sem redes de proteção, sem serviços de saúde, sem construção de novas moradias a preços acessíveis, passa a vigorar, em todos os setores da vida humana, a lógica mais selvagem do “salve-se quem puder”, entendido aqui como: aquele que tiver mais dinheiro. A quem não o possui, parece restar recorrer a “empregos sem direitos” – expresso pelo significativo crescimento do número de trabalhadores informais e por conta própria nos anos recentes. Enquanto isso, os sindicatos têm sido atacados e ainda mais fragilizados, os partidos políticos e a política, como atividade humana, perdem força, sendo continuamente desqualificados e as estratégias coletivas e solidárias de apoio e sobrevivência mútua recuam. Paradoxalmente, é possível dizer que os sindicatos nunca foram tão importantes nesse último século quanto são agora.

Levando em consideração este contexto desafiador e, ao mesmo tempo, a importância da divulgação e debate sobre as pesquisas que a comunidade acadêmica da UFSC venha desenvolvendo sobre o tema trabalho desde antes do presente contexto de crises entrecruzadas, abrimos inscrições para acolher propostas de trabalho para a II Jornada RESIST,  a se realizar entre os dias 24, 25 e 26 de maio.

Critérios para envio de propostas: 

  • Ser docente ou estudante da UFSC (ou recém egresso/a/e), com pesquisa em andamento ou concluída sobre o tema trabalho;  

Orientações para as propostas: 

  • Envio de resumo de até 600 caracteres sobre a pesquisa, contendo objetivos, metodologia, referencial teórico e resultados (parciais ou finais) encontrados. 
  • Identificação do/a proponente, contendo nome completo, e-mail, vínculo com a UFSC (curso/laboratório ou núcleo/departamento).
  • Identificar em qual dos seguintes temas deseja inscrever a proposta: 
  1. Condições de trabalho e seus impactos sobre a saúde;
  2. Trabalho e desigualdades de gênero e raça;
  3. Trabalho e cinema;
  4. Reconfigurações do trabalho: antigas e novas precariedades;
  5. Trabalho, proteção de direitos e ação coletiva;
  6. Trabalho e educação.

Envio de propostas (até 24/04): 

Clique aqui para acessar o formulário de envio de propostas.

Formato para os GTs: 

  • Apresentação de pesquisas com previsão de até cinco pessoas cada GT, falas de 20 min. (total de 15 apresentações em 3 GTs, dois no período noturno e um no vespertino); 
  • Priorização, na seleção de propostas, de interessados/as que não tenham realizado apresentações em 2021.

Programação: 

Período\Data 24/05 25/05 26/05
Tarde  14 às 16h 

Abertura – mesa com integrantes da RESIST  e convidados/as/es 

Local: a confirmar

14 às 16h 

Mesa com convidados/as/es a confirmar
. Maria Aparecida Bridi

. José Luiz Souto Maior. 
Local: a confirmar

14 às 17h

GTs – apresentação

Local: a confirmar

Noite 18h30 às 21h30

GTs – apresentação

Local: a confirmar

18h30 às 21h30

GTs – apresentação

Local: a confirmar 

18h00 às 22h00

Encerramento da II Jornada / Abertura Congresso Sinjusc
. Palestra
. Elisa Lucinda (artista confirmada)
Local: Auditório Garapuvu

Rede de Estudos sobre Trabalho da UFSC lança site e homenageia pesquisadora sobre assédios no trabalho

16/03/2022 15:11

Neste último 8 de Março foi inaugurado o site da RESIST (Rede de Estudos Interdisciplinares Sobre Trabalho). A Rede, que também é impulsionada pelo LASTRO-UFSC, reúne diversos pesquisadores/as da UFSC e procura estabelecer interlocução acerca do tema “Trabalho” dentro da própria universidade e com a comunidade interessada. Por meio do site, busca ampliar a divulgação de seus futuros projetos, como a 2a Jornada Científica sobre Trabalho da UFSC, prevista para maio deste ano, bem como eventos que já ocorreram. O site também possui uma seção dedicada à “Experiência sindical em rede“, que alocará materiais e iniciativas da RESIST em articulação com uma rede de entidades sindicais de Santa Catarina.

O site foi lançado no dia internacional das mulheres trabalhadoras, oportunidade que a RESIST aproveitou para divulgar uma nota lamentando o recente falecimento e lembrando o legado da pesquisadora, médica e militante incansável pela saúde da trabalhadora e do trabalhador Margarida Barreto, uma pioneira brasileira e grande referência internacional nas investigações sobre assédio moral e sexual no trabalho.

Convidamos as/os interessadas/os a conhecer o site e a acessar a nota.

Clique aqui para acessar o site da RESIST.

Luta seleciona bolsista de extensão para curso de introdução à utopia

17/02/2022 09:08

O programa de extensão Luta – Laboratório da Utopia seleciona bolsista de extensão para apoiar a realização de duas edições de um curso de introdução à utopia – uma presencial e uma online. O prazo de inscrição é 21 de fevereiro e a vaga é para estudante de graduação. A seleção é no âmbito do edital Probolsas, a remuneração é de R$ 420,00 e o edital está disponível aqui: Edital022002_Luta_assinado.

Inscrições prorrogadas até 25 de março de 2022: Edital05_2022_Luta_assinado.

Resultado do processo seletivo: Edital006Lastro2022_assinado

Seleção de bolsista de graduação para projeto “Futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”

11/02/2022 12:11

Estudantes de graduação que dominem os softwares SPSS ou PSPP podem se inscrever até 16 de fevereiro em processo seletivo de bolsista para atuar em projetos de pesquisa vinculados à Rede de Estudos Interdisciplinares sobre Trabalho (Resist), organizada no âmbito do projeto de extensão “Futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”. A remuneração é R$ 550,00.
Veja o edital: Edital1_2022_assinado

Veja a homologação: Edital032022_FdT_assinado

Veja o resultado:Edital4_2022_assinado

Seminário sobre Trabalho (re)produtivo e gênero com Helena Hirata e coordenadora do Lastro ocorrerá nesta sexta

18/11/2021 17:29

No dia 19/11, sexta-feira, a coordenadora do Lastro-UFSC, prof. Thaís Lapa, comporá junto à socióloga do trabalho e do gênero Helena Hirata (CNRS/GTM-CRESPPA-Fr e USP-Br) a mesa “Trabalho (re)produtivo e gênero: questões teóricas e metodológicas”. A mediação será feita por Liliane Bordignon (Unitau) e os comentários por Fabiana Grecco (Unicamp).

Helena Hirata realizará exposição sobre “O debate sobre a reprodução social, trabalho produtivo e reprodutivo de cuidado”, enquanto Thaís Lapa abordará o tema “A particularidade da exploração do trabalho feminino”.

O evento, apoiado pelo Lastro, é parte dos seminários de encerramento de um acordo internacional Capes Cofecub firmado entre Unicamp e a equipe Genre, Travail, Mobilités do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris, que integra o Centre National de Recherche Scientifique (GTM-CRESPPA/CNRS), do qual todas as componentes da mesa fizeram parte.

A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da Faculdade de Educação da Unicamp, acesse aqui.

Quer saber mais sobre a socióloga do trabalho Helena Hirata? Acesse a bionota sobre ela escrita por Thaís Lapa, publicada pela Sociedade Brasileira de Sociologia.

Questões éticas da pesquisa em Whatsapp são tema de debate

17/11/2021 14:23

As implicações éticas no uso de mensagens de Whatsapp na pesquisa sociológica serão tema de diálogo online com o doutorando da Universidade de Coimbra, Sérgio Barbosa, na segunda-feira, 22 de novembro, 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do Programa de pós-graduação em Sociologia e Ciência Política.
Barbosa é co-autor do artigo “Do Not Harm in Private Chat Apps: Ethical Issues for Research on and with WhatsApp”, com Stefania Milan, da Universidade de Amsterdam, e pesquisa grupos do aplicativo desde sua investigação de mestrado, na UFSC.
O diálogo será transmitido pelo canal do Youtube do Lastro.

Quem é Sérgio Barbosa:
Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília (2014). Licenciado em Ciencias Sociais pela Universidade de Brasília (2015). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente, é aluno do doutoramento em Democracia no século XXI, oferecido pelo Centro de Estudos Sociais (CES) junto à Universidade de Coimbra. Foi premiado com uma bolsa de doutoramento FCT – SFRH/BD/143495/2019 (2020-2024). Antes disso, foi bolsista SYLFF (Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund) financiado pela Tokyo Foundation for Policy Research (2019-2020). Foi pesquisador visitante na Universidade de Utrecht (2021) e na Universidade de Amsterdam (2019-2020). Ele é membro da rede CLACSO Tecnopolítica – uma rede de pesquisadores latino-americanos conectando o Brasil ao Equador com Espanha, Portugal e Itália. Sérgio também é pesquisador da “COST ACTION” CA17135- “Elaboração de Constituição e Democracia Deliberativa”. Sua pesquisa explora as formas emergentes de participação política vis-à-vis as possibilidades oferecidas pelos aplicativos móveis de mensagens instantâneas, com ênfase no ativismo digital e interação social em grupos (privados) de WhatsApp, abordando principalmente os seguintes temas: WhatsAppers, Sociologia Digital, Ativismo Digital, Ética dos Dados.

Lastro abre inscrições para Oficinas de Sociologia do Trabalho

07/11/2021 21:32

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Sociologia do Trabalho. Os encontros, sempre às 16h30 das sextas feiras, ocorrerão em 4 datas: 12/11, 26/11, 03/12 e 17/12 de 2021. Tais oficinas serão espaços destinados à apresentação, por pesquisadoras/es do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO-UFSC), de conhecimentos, métodos e técnicas úteis para a realização de pesquisas na temática trabalho, a partir das experiências de suas próprias pesquisas.

Trata-se de atividade de extensão oferecida pelo laboratório, que poderá ser validada para a disciplina Prática de Pesquisa para estudantes do curso de Ciências Sociais da UFSC. É também uma atividade aberta a demais estudantes de graduação e pós graduação da UFSC, bem como à comunidade interessada em conhecer/debater sobre “ferramentas” para pesquisar o tema trabalho. As inscrições vão até 11/11, em: https://forms.gle/Guoj85mrJbKKG2T99

A programação detalhada e outras informações podem ser conferidas aqui.